Estado de SP tem primeiro final de semana do ano na fase vermelha
Restrição vale até 6h de segunda-feira (1º) e volta a entrar em vigor no próximo fim de semana para conter disseminação da pandemia
São Paulo|Do R7
O estado de São Paulo tem neste sábado (30) e domingo (31) o primeiro final de semana do ano na fase vermelha do combate à pandemia do novo coronavírus. A medida, em vigor desde as 20h sexta-feira (29), vale até 6h de segunda-feira (1º), quando dez regiões do estado voltam à fase amarela.
Leia também
De segunda a sexta, a fase vermelha volta a valer das 20h às 6h nas onze regiões classificadas na fase laranja: Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Sorocaba, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Grande São Paulo, Registro, Baixada Santista e Presidente Prudente.
Outras seis regiões se mantêm tanto nos finais de semana, quanto nos dias úteis, sempre na fase vermelha: Marília, Bauru, Franca, Barretos, Ribeirão Preto e Taubaté.
Fase laranja
Na fase laranja, para a qual a capital e mais dez regiões voltam durante os dias de semana entre 6h e 20h, podem funcionar comércios e serviços, exceto o atendimento presencial em bares. A capacidade de ocupação prevista é de 40% de público nos estabelecimentos. O funcionamento máximo por dia dos estabelecimentos é de 8 horas, no período após as 6h e antes das 20h, incluindo restaurantes, academias, eventos, convenções e atividades culturais, salões de beleza e barbearias.
Fase vermelha
Nos períodos de fase vermelha, funcionam somente os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transportes, oficinas de veículos, atividades religiosas, hoteis, pousadas, bancos, pet shops e serviços de entrega.
O atendimento presencial em restaurantes, comércios e lanchonetes fica proibido, mas os serviços de entrega podem funcionar normalmente. Shopping centers, academias, salões de beleza e barbearias também não podem abrir. Eventos, convenções e atividades culturais presenciais estão proibidas.