Logo R7.com
RecordPlus
‌

Estado e Prefeitura de SP realizam parceria para fiscalização conjunta de casas noturnas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 5.200 locais deverão ser inspecionados 

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Geraldo Alckmin e Geraldo Alckmin assinaram protocolo de intenções para realização conjunta de fiscalização de casas noturnas
Geraldo Alckmin e Geraldo Alckmin assinaram protocolo de intenções para realização conjunta de fiscalização de casas noturnas HELVIO ROMERO

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), assinaram na manhã desta quinta-feira (31) um protocolo de intenções para a realização conjunta de fiscalização de casas noturnas e estabelecimentos com capacidade de receber mais de 250 pessoas. Essa fiscalização, segundo Haddad, visa evitar a ocorrência de acidentes como o registrado na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, que deixou ao menos 235 mortos.

— Essa parceria ocorre em um momento de grande comoção nacional devido a tragédia ocorrida em Santa Maria. O foco [do convênio] será os locais de reunião. Os agentes fiscais [da Prefeitura] e os bombeiros [do Estado] vão agir juntos a partir de agora. Faremos um planejamento conjunto sobre quem vai para onde e fazer o que.

‌

Ainda segundo Haddad, os bombeiros têm o conhecimento técnico das inspeções e os agentes de fiscalização municipais têm o poder de fechar um local. De acordo com o prefeito, os secretários de Segurança estaduais e municipais já podem realizar ações e planejamento conjuntos.

Leia mais notícias de São Paulo

‌

Baladas famosas de São Paulo não têm alvará de funcionamento

Alckmin ressaltou que também está realizando parcerias semelhantes com as Prefeituras de outras cidades no Estado.

‌

— Essa é a primeira ação conjunta para atuar na prevenção de acidentes e preservar vidas.

Além dessa parceria, foi assinado um termo para ampliação da 'operação delegada', o "bico oficial" do policial militar. O grupo de trabalho que irá estudar essa ampliação já foi formado e os detalhes serão anunciados em 15 dias, explicou Haddad. De acordo com o prefeito, o objetivo é tornar a fiscalização das casas noturnas e dos locais de reunião constantes, e não apenas ocasionais.

‌

— A operação delegada vai mudar para melhor porque não vai ficar restrita a uma área. O foco [da ampliação] será a segurança dos locais de reunião. Será um planejamento permanente, não blitz. Faço paralelo com a atuação da operação delegada no comércio ambulante

Haddad ressaltou que atualmente um dos focos da operação delegada é o combate constante ao comércio de rua, que ocorre regularmente na capital.

Alckmin e Haddad concordaram que a legislação atual para garantia de segurança nos locais de reunião é boa. Contudo, explicaram que desejam dar mais agilidade à fiscalização para o cumprimento da lei. De acordo com o comandante interino do Corpo de Bombeiros, Coronel Erick Colla, já existe uma lista com mais de 5.200 locais que deverão ser inspecionados a partir desta quinta-feira.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.