Excesso de carga pode ter levado viaduto Jaguaré, em SP, a desabar
Prefeitura irá começar a estudar o projeto do viaduto para determinar a melhor forma de recuperação — essa análise deve durar mais duas semanas
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7
O IC (Instituto de Criminalística) apontou, em uma análise preliminar, que o excesso de carga pode ter sido uma das razões que levou o viaduto Jaguaré, na marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, a desabar parcialmente no último dia 15.
De acordo com o IC, a sobrecarga provocada pela passagem de veículos ao longo desses anos pode ter sido um dos motivos e o órgão também analisa outras razões, segundo informou a repórter da RecordTV Marcela Varasquim.
A partir de agora, a pasta irá examinar o projeto da obra, localizado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) no dia 27, 12 dias depois do acidente.
Leia mais: Covas diz que obra para viaduto que cedeu em São Paulo sai em 15 dias
No último fim de semana, a prefeitura reergueu o viaduto para a posição que estava antes. Os testes começaram na manhã de sábado (1°) e, por questão de segurança, foram suspensos às 19h. O tabuleiro foi erguido em um metro. O procedimento foi retomado na manhã de domingo (2) e concluído no início da tarde.
Já se passaram 19 dias desde o acidente e, consequentemente, das interdições feitas pela pasta. Ainda restam mais de 10 km fechados para carros na zona oeste. Agora, a prefeitura irá começar a estudar o projeto do viaduto para determinar a melhor forma de recuperação — essa análise deve durar mais duas semanas.