Explosão em Rio Claro (SP) foi sentida a 15 km do epicentro
Segundo Corpo de Bombeiros, danos materiais diminuíram na proporção inversa à proximidade com o posto de combustíveis
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record
A explosão em um posto de combustíveis nas margens da Rodovia Washington Luís, em Rio Claro (SP), na noite de quarta-feira (30), foi ouvida em um raio de 15 km do epicentro, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade paulista, localizada a 180 km da capital estadual.
Segundo nota da Prefeitura Rio Claro desta quinta-feira (1º), os danos materiais foram diminuindo na proporção inversa à proximidade com o epicentro.
Leia também
A Defesa Civil da cidade realizou vistorias em oito imóveis e em nenhum deles foi verificado comprometimento estrutural que exigisse a interdição do imóvel. O trabalho deverá continuar na sexta-feira (2).
Morador de um condomínio residencial de prédios no bairro Consolação, situado a aproximadamente 1 km do posto, o estudante de doutorado em Biotecnologia da Unesp Luan Adames voltava da universidade quando sentiu o tremor.
Segundo o universitário, o barulho foi notado por amigos que estavam bastante longe do ponto de origem da explosão. "Foi tão forte que, uns minutos depois, um amigo que mora a uns 10 km da minha casa mandou mensagem perguntando sobre o estrondo. E ele estava bem mais longe do posto."
O acidente que matou um motorista e deixou 22 pessoas feridas ocorreu após o incêndio em um caminhão que estava estacionado no posto. A explosão se alastrou por cerca de dois quilômetros, causando danos em telhados, lajes, portas e janelas de vidros e metais de edifícios e casas.
Segundo informações das autoridades da cidade, o veículo seguia do município de Charqueada para Mogi Guaçu com uma carga de óleo vegetal. O motorista entrou no posto, passou por entre as bombas de combustíveis e estacionou pouco mais a frente.
Ao retornar do restaurante, o motorista viu uma fumaça sobre o veículo. Ele tentou manobrar para tirar o veículo do pátio, mas estava bloqueado por outros caminhões.
O caso foi registrado como incêndio, dano e explosão no plantão de Rio Claro. O 1º DP (Distrito Policial) da cidade abriu um inquérito para investigar o acidente.
Imagens mostram estragos após explosão em posto Rio Claro (SP):