Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exposição na Fiesp em SP apresenta o mundo de Charles Darwin

Mostra gratuita com 332 peças de acervos históricos apresenta a trajetória do biólogo inglês. Em cartaz até 30 de dezembro de 2021

São Paulo|Da Agência Brasil

Exposição Origens & Evolução ficará em cartaz até 30 de dezembro no Centro Cultural Fiesp
Exposição Origens & Evolução ficará em cartaz até 30 de dezembro no Centro Cultural Fiesp Exposição Origens & Evolução ficará em cartaz até 30 de dezembro no Centro Cultural Fiesp

Depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro, a mostra Darwin: Origens & Evolução desembarca no Centro Cultural Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista, em São Paulo. A exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês Charles Darwin (1809-1882) e contextualiza o processo de elaboração de sua teoria da evolução das espécies, uma das mais importantes do pensamento moderno.

A mostra, que teve início no dia 7 de julho, tem entrada gratuita, mediante agendamento através do site. E ficará em cartaz até o dia 30 de dezembro.

A exposição conta com 332 peças de acervos de história natural, obras de arte, instalações interativas, gravuras históricas, textos críticos e coleções biológicas, como animais taxidermizados, crânios e fósseis. Ela é dividida em quatro núcleos: A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle e A origem das espécies. A concepção e curadoria da exposição é do estúdio M’Baraká e de Magali Romero Sá, doutora em História da Ciência e vice-diretora de Pesquisa e Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz.

Leia também

Na mostra serão exibidas coleções do Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Na Fiesp, ela conta também com a curadoria científica do Museu Biológico do Butantan e do MZUSP (Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo).

Publicidade

Já entre as obras de arte estão trabalhos de artistas como Gisela Motta, Leandro Lima, Tiago Sant’Ana, Fernando Lindote, Marika Seidler e Juan Fontanive. Além disso, há dois dioramas criados especialmente para a exposição pelo designer de bonecos Bruno Dante, ilustrando parte da história da produção científica no Brasil.

Jovem de escola pública se inspira na ONU e cria projeto de lei

Publicidade

Para a exposição em São Paulo foi incluída a escultura Cana-coluna, do artista baiano Tiago Sant’Ana e as animações analógicas de Juan Fontanive, que se utilizam da linguagem do flip-book. A mostra apresenta também obras do naturalista e ilustrador João Barbosa Rodrigues (1842-1909), que dirigiu o Jardim Botânico, entre 1890 e 1909.

Quem não puder visitar a mostra presencialmente, pode conhecê-la de forma virtual. No site www.mostradarwin.com.br/exposicao, o público pode acessar mais conteúdos da exposição e aproveitar os cinco jogos e três animações inéditas, criados por uma equipe multidisciplinar, com a direção artística do estúdio M’Baraká e desenvolvidos pelo designer de interação Luiz Ludwig com o estúdio Mandelbrot. O site é acessível e conta com vídeos em libras, audioguia e áudio descrição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.