Expresso Turístico da CPTM para Paranapiacaba volta em 8 de agosto
Primeiras viagens serão exclusivas para quem comprou passagem e não viajou por conta da pandemia. Compra ainda não está aberta
São Paulo|Rodrigo Martinez, da Agência Record
As viagens do tradicional Expresso Turístico da CPTM estarão de volta a partir de 8 de agosto, após um período de quase um ano e meio por conta da pandemia de covid-19. Paranapiacaba, no meio da Serra do Mar, no município de Santo André, será o primeiro destino retomado pelo serviço, que utiliza um trem da década de 1960, totalmente reformado.
Leia também
Entretanto, as quatro primeiras viagens, que acontecerão nos dias 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021, serão reservadas apenas às pessoas que compraram o bilhete antes da pandemia e não o utilizaram ou não solicitaram reembolso. A compra de novas passagens ainda não estará disponível ao público.
"Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
A CPTM prevê que serão necessárias 13 viagens para atender as cerca de 1350 pessoas que ainda possuem passagens válidas, o que significa que precisarão ser feitas viagens adicionais além das quatro já previstas. A capacidade total de passageiros em cada uma das viagens será determinada pelo Plano São Paulo - atualmente é permitido 60% da capacidade total dos assentos, o que representa 103 pessoas.
Para que a viagem seja remarcada, a CPTM afirma que entrará em contato com todos os passageiros com viagens pendentes. Esse contato respeitará a ordem da viagem inicialmente comprada: as pessoas que tinham viagem marcadas para 15 de março, data da primeira viagem para Paranapiacaba suspensa, serão os primeiros as serem contatados e assim sucessivamente.
Caso não seja possível aceitar a viagem nas datas propostas pela companhia, a passagem não perderá a validade e o passageiro, se quiser, ainda poderá pedir o reembolso. Não será necessário realizar nenhuma troca de passagens: o mesmo bilhete já adquirido deverá ser apresentado na data da nova viagem.
No contato, é preciso que seja informado o nome da pessoa que adquiriu a passagem, a data original da viagem e o número do bilhete. O prazo de resposta será de cinco dias úteis.
Em 2021, a CPTM informou que pretente realizar duas viagens para Jundiaí com o objetivo de atender as cerca de 150 pessoas com viagens pendentes, por conta da pandemia. Já para Mogi das Cruzes, não havia passagens pendentes.
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd - Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
O embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. Durante a pandemia da Covid-19, o Expresso Turístico teve suas atividades suspensas.