Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como ajudar quem passa frio neste inverno em São Paulo

No fim de junho, 12 pessoas morreram com o intenso inverno na capital paulista. Veja campanhas para doar em todo o estado

São Paulo|Do R7

Confira formas de ajudar as pessoas em situação de rua durante o frio intenso
Confira formas de ajudar as pessoas em situação de rua durante o frio intenso Confira formas de ajudar as pessoas em situação de rua durante o frio intenso

O estado de São Paulo terá dias de temperaturas baixas e tempo seco ao longo desta semana. Na capital paulista, nesta terça-feira (20), por exemplo, a mínima prevista é de 5°C e a máxima não passará de 18°C.

A população em situação de vulnerabilidade sofre com as geadas no período de inverno e, desde 21 de junho, segundo o MEPSR-SP (Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua), 13 pessoas morreram pelo frio intenso somente no município paulistano.

O R7 preparou uma lista com possíveis formas de doar agasalhos e cobertores para que estas pessoas não sofram com o período de mais baixas temperaturas na capital e em todo o estado.

Como ajudar quem passa frio neste inverno em São Paulo

Inverno Solidário 2021

Publicidade

A campanha Inverno Solidário é uma iniciativa organizada pelo governo do estado de São Paulo para a doação de cobertores novos e agasalhos para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos os materiais são destinados a entidades sociais, centros de acolhimento e pessoas em situação de rua no estado de São Paulo.

Há diversos pontos de coleta em estações e terminais de transporte na Grande São Paulo. Na CPTM, a população pode doar os produtos em todas as estações das linhas 7 a 13, com exceção às estações Amador Bueno e Santa Rita, da Linha Diamante.

Publicidade

No Metrô, as estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e Linha 15-Prata estão disponíveis para a arrecadação. As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, também estão recebendo as doações.

Os doadores também podem ir a 13 terminais de ônibus intermunicipais da EMTU: São Mateus, Santo André Oeste, Santo André Leste, São Bernardo do Campo, Piraporinha (Diadema), Diadema, Jabaquara, Taboão (Guarulhos), CECAP (Guarulhos), Vila Galvão (Guarulhos), Luiz Bortolosso (Osasco), Cotia e Carapicuíba.

Publicidade

Também recebem doações três estações da EFCJ (Estada de Ferro Campos do Jordão): Emílio Ribas e Abernéssia, em Campos do Jordão, Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, e Pindamonhangaba.

Para mais informações, clique neste link.

Disque 156

Na cidade de São Paulo, quem se deparar com uma pessoa em vulnerabilidade durante o frio pode ligar de forma gratuita para o Disque 156. Feita a ligação, basta digitar as opções 0 e, em seguida, 3.

Para acionar o trabalho da prefeitura, é preciso informar o endereço em que a pessoa se encontra, com características físicas e de vestimentas de quem deverá ser abordado, além de pontos de referência do local. A ligação pode ser feita em anonimato.

Campanha da Cruz Vermelha

O movimento Cruz Vermelha também está realizando uma campanha de doação de agasalhos e cobertores. Mais de 3 milhões de atendimentos foram realizados, informa a organização. Para doar e saber mais, clique aqui.

Organize um mutirão

Há instituições atuando em diversas regiões do estado. Porém, se você não encontrou algum grupo onde mora ou quer atuar por conta própria, organize-se entre conhecidos e amigos que também queiram ajudar para arrecadar agasalhos e cobertores para as populações em situação de rua.

Ao doar os materiais, lembre-se de respeitar as recomendações sanitárias de combate à covid-19, utilizando máscaras e evitando aglomerações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.