Falha elétrica e chuva forte provocam manhã de caos na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo
Usuários usam redes sociais para relatar lotação e lentidão em trajetos. ViaMobilidade diz que operação será normalizada
São Paulo|Ana Coelho*, da Agência Record
Uma falha elétrica afetou o funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, gerenciada pela ViaMobilidade, às 7h30 desta terça-feira (13), e prejudicou a movimentação de usuários. A forte chuva que caiu também agravou as condições de trânsito em toda a cidade. Às 9h30, a capital registrou 50 quilômetros de lentidão, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego.
De acordo com a assessoria de imprensa da ViaMobilidade, a falha ocorreu devido a uma oscilação de energia após as fortes chuvas.
Nas redes sociais, usuários da linha se queixaram do caos enfrentado por quem precisa usar o metrô. "Linha 4-Amarela está parada, a baldeação na Luz está um caos", escreveu um usuário do Twitter. Segundo a concessionária, a energia já foi restabelecida e a operação começou a ser normalizada.
Chuva em São Paulo
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na manhã desta terça com a forte chuva que cai sobre todas as regiões. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o estado de atenção começou às 7h11. O alerta se encerrou às 8h45. Mas ainda há previsão de chuviscos e instabilidade durante o dia.
De acordo com o órgão, zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste, centro, marginal Tietê e Pinheiros entraram em estado de atenção para alagamentos no início da manhã.
O dia começou com uma extensa área de instabilidade que cruz aparte da região metropolitana e a capital, com deslocamento de sudoeste para nordeste e velocidade aproximada de 42km/h.
As condições estão associadas à aproximação de uma frente fria que passa por São Paulo ainda hoje, trazendo chuva generalizada com intensidade moderada, forte em alguns momentos.
Há potencial para alagamentos e elevação do nível de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas que variam de intensidade.
*Estagiária sob supervisão de Isabelle Gandolphi, da Agência Record