Falha em sistema de navegação causa atrasos no aeroporto de Guarulhos
Interferência no controle de tráfego aéreo afetou principalmente as decolagens na tarde desta terça-feira
São Paulo|Letícia Assis, da Agência RECORD, e Bianca Santos, da RECORD
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, enfrenta uma nova falha no sistema de navegação, provocando atrasos na tarde desta terça-feira (3).
De acordo com a concessionária que administra o aeroporto, houve uma interrupção momentânea no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves. Por conta disso, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens.
A plataforma de monitoramento de voos Flightradar registrava atraso médio de 41 minutos nas partidas, por volta das 15h30
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que recebeu um novo reporte de interferências do controle de tráfego aéreo.
A agência ainda pontuou que, pela manhã, já havia detectado sinais interferentes nas estações de monitoramento presentes no aeroporto.
Equipes de fiscais foram às ruas para tentar localizar a fonte de interferência, que pode ser, por exemplo, uma rádio pirata.
Em nota, a Latam afirmou algumas decolagens sofreram atrasos devido à questões técnicas do aeroporto. No momento, suas operações já estão normalizadas.
Ainda segundo a GRU Airport, os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente.
A Agência RECORD pediu posicionamentos também da Azul e da Gol e aguarda resposta.