Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP

Segundo Cosems, 265 municípios estão em situação crítica de bloqueadores neuromusculares e 275 têm escassez de sedativos

São Paulo|Do R7

Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP, segundo Cosems
Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP, segundo Cosems Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP, segundo Cosems

Um levantamento do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) indica que 59%, de um total de 1.514 serviços municipais, têm estoque de bloqueadores neuromusculares para apenas sete dias, sendo que 39% estão zerados no fornecimento.

A situação se repete em relação aos sedativos. A pesquisa aponta que 61% dos 931 serviços municipais possuem estoque para uma semana e 36,7% já não têm nenhum.

Ao todo, 265 municípios estão em situação crítica de fornecimento de bloqueadores neuromusculares e 275 cidades têm falta de sedativos. 

Leia também

Situação do estoque de sedativos nos municípios
Situação do estoque de sedativos nos municípios Situação do estoque de sedativos nos municípios

Os dados são do dia 5 de abril e foram obtidos por meio do MEDCOVID (Sistema de Monitoramento de Consumo e Estoque dos Medicamentos do Kit Intubação), desenvolvido pela CAF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Publicidade

De acordo com o Cosems, a falta está relacionada a diversos fatores, como escassez dos insumos no mercado nacional, requisições em quantidade insuficiente pelo Ministério da Saúde, atrasos dos fornecedores das compras municipais e ampliação do consumo com o agravamento da pandemia de covid-19.

Outro fator apontado pelo órgão é a inserção de novos serviços no cuidado aos pacientes com suspeita ou confirmados com o novo coronavírus.

Entre os sedativos em falta estão Midazolam 5 mg e Propofol 10 mg de 20 e 100 ml. Já os bloqueadores em situação crítica são: Atracúrio, Besilato 10 mg de 2,5 e 5 ml, Cisatracúrio, Besilato 2 mg de 5 e 10 ml, também Rocurônio, Brometo 10 mg e Suxametônio, Cloreto de 100 mg.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.