Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Família youtuber Brancoala lamenta tumulto na Bienal do Livro em SP: 'Pesadelo'

Sessão de autógrafos com a família influencer teve superlotação, empurra-empurra e crianças apavoradas

São Paulo|André Carvalho e Laura Augusta, da Agência Record

O que era para ser a realização de um sonho para muitas crianças virou um pesadelo para milhares de pessoas na tarde de sábado (2), na Bienal do Livro, realizada na Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo.

Uma sessão de autógrafos com a família youtuber Brancoala, que tem mais de 10 milhões de seguidores, a maioria deles do público infantil, terminou em um grande tumulto e com muitas crianças apavoradas.

Uma experiência traumática para o mágico Robson Roberto Bianconi, que saiu da cidade de Botucatu, a cerca de 235 quilômetros de São Paulo, para realizar o sonho dos filhos, João Victor, de 6 anos, e Emanuel, de 3, de conhecer a família youtuber.

Robson conta que saiu de Botucatu por volta das 22h da sexta-feira (1º). Ele, sua esposa e os filhos chegaram às 3h do último sábado ao portão da Expo Center Norte. O mágico registrou a jornada da família na internet. "A minha família foi a primeira a chegar no local, porque a editora Pixel informou que a entrada seria por ordem de chegada e com senha limitada", disse.

Publicidade

Perto das 10h, dezenas de pais já formavam uma fila gigantesca no portão, para retirar a senha e aguardar a entrada no Pavilhão Vermelho, local marcado para o espaço de autógrafos. A desorganização começou logo na entrada, segundo o mágico. Os seguranças teriam informado aos pais que seria necessário ir para outro portão para conseguir os autógrafos e que não sabiam de nada sobre a necessidade de senha. 

"A confusão foi grande logo na abertura dos portões, diversos pais correram com seus filhos para conseguirem ficar perto do palco. Muitas pessoas se empurraram, e algumas chegaram a se machucar", afirma Bianconi. O ingresso para a Bienal custava R$ 33,00.

Publicidade

Robson e outros pais que chegaram cedo à Expo Center Norte conseguiram a senha. No total, foram distribuídas 300 senhas, mas a confusão já estava armada no Pavilhão Vermelho. Centenas de pais, com seus filhos, muitos de 2 ou 3 anos, estavam aglomerados para tentar ver a família youtuber. "O local escolhido para a sessão de autógrafos era próximo à praça de alimentação e à saída de emergência, o que causou ainda mais aglomeração", relatou Robson.

A chegada de Brancoala ao local estava prevista para as 17h. A família chegou a ficar cerca de uma hora apenas no local. A aglomeração era tão grande que o risco para todos ficou iminente. A família youtuber foi retirada do local por um batalhão de seguranças e também por bombeiros. Houve empurra-empurra, e muitas crianças passaram mal.

Publicidade

O mágico, que estava com a esposa e os dois filhos, registrou algumas imagens do tumulto e lamentou a situação. "Uma falta de estrutura total. Muitos pais e crianças foram empurrados. Meus filhos ainda estão traumatizados com o que eles viram no sábado."

Robson e outros pais que presenciaram o tumulto na Bienal entrarão com uma ação coletiva contra a organização do evento e a editora. A família youtuber também lamentou o fato em suas redes sociais. "Estamos muito tristes com todo o ocorrido sábado dia 02/07 na Bienal do Livro SP, durante a nossa sessão de autógrafos. O que era para ser a realização de um sonho para todos os presentes acabou se tornando um pesadelo. Sentimos muito pelo acontecido", escreveu.

"Apesar do evento não ter sido organizado por nós, nos sensibilizamos imensamente com as famílias que viajaram mais de 10 horas para nos ver, com as pessoas que passaram a noite na porta da Bienal para serem os primeiros a conseguir senhas, com aquelas pessoas que, mesmo sem condições financeiras, foram até lá por nós, e com os pais que ficaram mais de 12 horas na fila para ao final não conseguirem sequer chegar perto de nós. Nosso coração está partido." 

Família afirmou não ter responsabilidade pela organização do evento
Família afirmou não ter responsabilidade pela organização do evento Família afirmou não ter responsabilidade pela organização do evento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.