São Paulo Feriado em SP altera operação do Metrô, CPTM e EMTU nesta sexta (9)

Feriado em SP altera operação do Metrô, CPTM e EMTU nesta sexta (9)

Frota será semelhante a de um fim de semana devido à redução da demanda de passageiros. Linha 12 passa por obras e 15 fica parada

  • São Paulo | Do R7

Feriado em SP altera operação do Metrô, CPTM e EMTU nesta sexta-feira (9)

Feriado em SP altera operação do Metrô, CPTM e EMTU nesta sexta-feira (9)

Edson Lopes Jr./R7 - 12.04.2021

Por causa do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado nesta sexta-feira (9), há alterações no funcionamento do transporte público. De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as mudanças ocorrem devido à demanda ser usualmente menor. 

Nesta sexta, as sete linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão operar com a oferta de trens semelhante a de um sábado. Já no fim de semana, a circulação será normal nas linhas, com exceção da 12-Safira, que terá operação especial por causa de obras que pretendem ampliar a velocidade de circulação dos trens nas proximidades da estação Engenheiro Goulart.

Na linha 12, no sábado, a velocidade será reduzida entre as estações Brás e Comendador Ermelino, e no domingo, o sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) será acionado para atender o trecho entre Tatuapé e Comendador Ermelino com um total de 25 veículos articulados.

Também devido a obras, o Expresso Aeroporto, que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, continua suspenso. A alternativa aos passageiros é a Linha 13-Jade, com início na estação Engenheiro Goulart. 

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU vão seguir com a programação semelhante a de um domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão operação equivalente aos sábados. No fim de semana (10 e 11), a operação é normal.

No Metrô, durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo. Poderão ocorrer ajustes na frota se necessário, segundo a secretaria. No fim de semana, não haverá alteração. 

Já a Linha 15-Prata (monotrilho) terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11). Entre 4h40 e 14h, a linha estará fechada para a realização de testes do sistema de controle. Os passageiros podem optar por ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. No sábado (10), a operação será normal.

Bikes

No feriado e no fim de semana, os passageiros poderão embarcar com as bicicletas, incluindo elétricas, no Metrô e na CPTM. O embarque no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Últimas