Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Feriado prolongado termina em SP sem passar de 50% de isolamento

Índices mais altos no período de dez dias foram alcançados em dois domingos. Especialista desaprova medida: 'era de se esperar'

São Paulo|Guilherme Padin, do R7

Apesar de recomendações restritivas, centro de SP teve movimentação no feriado
Apesar de recomendações restritivas, centro de SP teve movimentação no feriado Apesar de recomendações restritivas, centro de SP teve movimentação no feriado

O feriado prolongado de dez dias na cidade de São Paulo terminou neste domingo (4) sem ultrapassar os 50% de isolamento social, segundo dados do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado).

Leia também

O objetivo da medida era aumentar os índices de distanciamento e reduzir a circulação de pessoas no município, a fim de combater a disseminação do novo coronavírus.

As porcentagens mais altas alcançadas no período entre 26 de março e 4 de abril foram de 50%, em dois domingos (28/3 e 4/4). No entanto, em domingos anteriores, a capital paulista já havia registrado neste ano taxas iguais e até superiores, como em 3 de janeiro e 21 de março, com 51%.

Nos dias de semana, os índices variaram entre 43% e 44%, com exceção à sexta-feira, que atingiu 47% de isolamento. Os números são pouco superiores às médias das semanas anteriores, que variaram entre 41% e 43%.

Publicidade

Gonzalo Vecina Neto, sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, considera que o ‘feriadão’ não foi uma boa ideia.

“Os resultados não foram bons, como era de se esperar. As pessoas se acharem de férias tendem a não fazer isolamento. [A medida] não produziu suficiente isolamento. Precisávamos interromper as atividades econômicas e garantir o isolamento social”, comenta o fundador da Anvisa.

Publicidade

Nesta segunda-feira (5), o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, disse que considera que o megaferiado teve impacto positivono controle da pandemia em todo o Estado. "Quando falamos da antecipação de feriados temos uma taxa de mobilidade menor, reduziu a circulação de pessoas e colaborou para as estatísticas de número de casos, internações e desacelerou o número de óbitos", afirmou.

Jovens se aglomeram no centro de São Paulo (SP)
Jovens se aglomeram no centro de São Paulo (SP) Jovens se aglomeram no centro de São Paulo (SP)

Taxa de isolamento ideal

No Estado de São Paulo e na capital paulista, as taxas de isolamento social nunca chegaram aos 70% ideais definidos pelo governo.

Publicidade

Níveis entre 55% e 60%, considerados como satisfatórios pela gestão estadual, foram alcançados somente até maio de 2020. De junho em diante, com exceção aos domingos, as taxas estiveram frequentemente abaixo de 50%.

Como a prefeitura avaliou a medida

A reportagem do R7 solicitou à prefeitura uma avaliação a respeito da medida de antecipação dos feriados. Quando houve resposta, será acrescentada.

Mesmo na fase emergencial, SP tem transporte público abarrotado. Veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.