Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Festival em SP apresenta história, cultura e gastronomia da Colômbia

Evento será realizado em julho e permite ao visitante conhecer sociedade e política do país

São Paulo|Do R7

São Paulo vai sediar Circuito Cultura, Colombiano no mês de julho
São Paulo vai sediar Circuito Cultura, Colombiano no mês de julho São Paulo vai sediar Circuito Cultura, Colombiano no mês de julho

A cidade de São Paulo vai receber, durante o mês de julho, o Circuito Cultural Colombiano, um festival para apresentar a história, a cultura e a gastronomia do país caribenho. Ao longo do mês, o Memorial da América Latina, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Galeria Olido e Paróquia Nossa Senhora da Paz terão eventos relacionados.

Entre as atrações, além da comida, estão apresentações musicais e a exibição de longas-metragem.

O evento quer mostrar e dividir com os brasileiros um pouco da história, cultura e a alegria do povo colombiano. Quem visitar os espaços onde haverá eventos poderão entrar em contato com a cultura da Colômbia, além de se aprofundar na realidade social e política do país.

O Circuito Cultural Colombiano é fruto de uma iniciativa do Coletivo "Colômbia com aroma de café”, com o Consulado Geral da Colômbia de São Paulo, e recebe o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, do Café Colombiano e da Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Publicidade

Início

O evento de lançamento do Circuito Cultural Colombiano será no dia 1º de julho (sábado), às 14h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Publicidade

Além de dar início ao evento, a cerimônia configura-se também como um ato de reconhecimento à comunidade colombiana residente no Brasil.

Dentro da programação, em sequência à abertura do circuito no dia 1º de julho, inicia-se o “FESTIVAL COLOMBIA AFORA”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Além da Oficina, o festival tem a parceria da Poiesis e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Publicidade

Serão exibidos curtas e longas-metragens inéditos no Brasil. Boa parte são produções comunitárias que retratam a realidade social e política da Colômbia.

No dia 29, último dia do festival na Oficina, haverá uma feira gastronômica com comidas típicas colombianas. Nesse mesmo dia, Pietro Alarcón e Hector Mondragón, catedráticos colombianos participarão de uma mesa redonda sobre questões sociais e políticas na Colômbia.

Nos demais dias do circuito, o Café Colombiano, restaurante e café da Oficina Cultural Oswald de Andrade, permanecerá com seus pratos típicos e mesas de café da tarde, regularmente oferecido ao público que frequenta o local.

Na Galeria Olido serão apresentados títulos de produção colombiana, a partir de 29 de junho, dia que conta com a presença do cineasta colombiano Luis Ospina. As exibições permanecem até 26 de julho.

No Memorial da América Latina, no dia 22 de julho, haverá um grande evento com música, gastronomia e arte.

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz, acontecerá no dia 23 de julho, às 12h, a tradicional missa realizada há alguns anos em homenagem aos colombianos, além de uma mostra gastronômica e atos culturais.

Confira a programação detalhada:

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Julho 1 – Sábado

14 h: Abertura oficial do Circuito Cultural Colombiano.

14 h30: Exibição de curta-metragens colombianos e bate-papo com membros do CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante) / “ojo al sancocho’.

16 h: Intervenção musical de Victoria Saavedra, cantora colombiana .

Julho 8 – Sábado

14h: “Maratona de curtas e um longa colombianos”

Após exibições: Bate papo pelo CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante).

Julho 15 – Sábado

“A personalidade do tango colombiano em Medellin”

15h: História do Tango em Medellin.

Das 15h50 às 17h50 Exibição de tango popular – pista aberta para tango/ vivência de tango e apresentação de tango profissional com a colombiana Maria Mercedes Monsalva.

Julho 17 – segunda-feira

18h30: Projeção de curta metragens colombianos. 

Após exibições: Bate papo pelo CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante).

Julho 20 – quinta-feira

18h30: Projeção “TOTÓ” (Documentário: A Independência que grita na resistência cultural)

19 h: Abertura exposição artistas colombianos selecionados.

Curadoria : Carlos Monroy / Luciana Miyuki / Snider Moreno

Julho 29 – Sábado

10h: Conversa/Mesa redonda com os professores Pietro Alarcón e Hector Mondragón. Catedráticos colombianos, falam sobre o contexto social e político da Colômbia atual.

Das 10h às 18h: Feira gastronômica

Das 14h às 19h: Atrações artísticas, musicais e de dança.

Presença da Banda Colombiana TRIPTICO.

Local: Memorial da América Latina

Local: Memorial da América Latina

Julho 22

Sábado Horário

Evento

Local: Galeria Olido

Do 29 de junho

Ao 13 de Julho Horário

Filmes colombianos

Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz

Julho 23

Domingo 12h Missa da família Colombiana

Feira gastronômica e atrações culturais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.