Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Fim de semana seco faz índice dos reservatórios cair mais  

Presença de nuvens altas prenunciam mudança nas condições do tempo em SP e pode chover durante a semana na capital

São Paulo|Vania Souza, da Agência Record

Sistema Cantareira opera com 39,9% da capacidade
Sistema Cantareira opera com 39,9% da capacidade

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), neste domingo (29), o sistema Cantareira opera com 39,9 % de sua capacidade. No mesmo período em 2017 o Sistema Cantareira operava com 63,1 %.

O inverno deste ano foi quente e seco, com pouca chuva — durante todo o mês de julho, houve apenas 1,2 mm de chuva acumulada — o que prejudicou o nível de água nos mananciais.

Todos os outros sistemas operam com mais da metade de sua capacidade, sendo o sistema Alto Tietê com 52,8 %; o sistema Guarapiranga com 62,9 %; o sistema Alto Cotia com 58,0 %; o sistema Rio Grande com 74,2 % e o sistema Rio Claro com 66,2 %.

Sistema Guarapiranga perdeu um quinto de suas reservas desde maio


Tempo

O domingo começou com muitas nuvens altas e médias, mas que ainda não provocam chuva. A madrugada em São Paulo teve temperatura média de 15,3°C e a máxima atinge 27°C durante a tarde, enquanto as taxas de umidade se mantêm entre 34% e 85%. O dia será marcado por tempo seco, com sol e aumento na quantidade de nuvens a partir do fim desta tarde. A expectativa é que haja mudança ao longo da semana devido a aproximação de uma frente fria e chuva.


Volume de água armazenado no sistema Cantareira cai para 44,5%

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS


As simulações mais recentes seguem indicando mudança nas condições do tempo em São Paulo no final deste mês. Uma frente fria passa pelo litoral paulista e provoca chuva, mudança na direção dos ventos e queda da temperatura nos dias subsequentes. Um cenário bem diferente das últimas semanas.

A madrugada de segunda-feira (30) terá céu com muitas nuvens, garoa ocasional em alguns bairros e temperatura mínima de 15°C. No decorrer do dia, o céu se mantém com muitas nuvens e períodos de sol. A temperatura não sobe muito, com máxima em torno dos 22°C e taxas de umidade do ar um pouco mais elevadas do que nos dias anteriores, em torno dos 52%. No fim do dia não se descarta a ocorrência de garoa e chuva fraca de forma ocasional nos bairros mais próximos do litoral.

Na terça-feira (31) deve iniciar com céu fechado e chuva intermitente, por conta da presença da frente fria sobre o oceano, entre o litoral de São Paulo e Paraná. As instabilidades se reforçam a partir da tarde com ocorrência de chuva fraca, por vezes moderada em alguns bairros. As temperaturas oscilam entre mínima de 13°C e máxima que não superam 17°C, enquanto os menores índices de umidade do ar se mantêm acima dos 65%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.