São Paulo Forte temporal em SP provoca alagamentos e queda de árvores 

Forte temporal em SP provoca alagamentos e queda de árvores 

Há estado de alerta nas subprefeituras de Itaquera e Vila Prudente com iminência de transbordamento de córregos

  • São Paulo | Do R7

Pedestres se protegem da chuva forte que atingiu o centro de SP nesta terça

Pedestres se protegem da chuva forte que atingiu o centro de SP nesta terça

Cris Faga / Estadão Conteúdo / 29.12.20202

Todas as regiões da capital paulista estão em estado de atenção devido ao forte temporal que atinge a cidade, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. Já as subprefeituras de Vila Prudente e Itaquera estão em alerta com a iminência do transbordamento dos córregos da Mooca e Rio Verde. 

Devido às chuvas, o Corpo de Bombeiros recebeu, na Grande São Paulo, ao menos 21 chamados para queda de árvores (Jaçanã, Mogi das Cruzes, Vila Prudente e Tremembé), 3 chamados para desmoronamentos (Caieiras, São Lucas) e 16 chamados para alagamentos (Sapopemba, Embu, Morumbi, Taboão da Serra).

Por enquanto, há registro de seis pontos de alagamento, sendo cinco deles intransitáveis nas regiões de Vila Prudente, Butantã, Santo Amaro e Vila Mariana. 

No aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, às 17h06, as rajadas de vento atingiram 53,7 Km/h, segundo o CGE.

Áreas de instabilidade vindas de Guarulhos, na Grande São Paulo, formadas pelo calor e a umidade, provocam chuva de forte intensidade na zona leste, principalmente nas áreas das subprefeituras de Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaquera.

O mesmo é observado na zona sul, nas subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro. Há potencial para alagamentos, trovões, rajadas de vento e deslizamentos de terra.

Segundo os meteorologistas do CGE, as próximas horas terão tempo instável com chuvas que variam de intensidade.

Cuidados para evitar alagamentos

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET no número 156.

Tendência para os próximos dias

A quarta-feira (30) terá sol entre nuvens e calor. Entre a tarde e o início da noite, áreas de instabilidade provocam chuva em forma de pancadas com até forte intensidade. Há potencial para formação de alagamentos, descargas elétricas e rajadas de vento. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.

Na quinta-feira (31), o sol predomina entre nuvens e faz calor. A aproximação de uma frente fria gera nuvens carregadas que provocam chuva com trovoadas e rajadas de vento. A última noite do ano promete tempo instável e chuvas intermitentes, inclusive na hora da virada. Os termômetros oscilam entre 20°C e 31°C.

Últimas