Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Fuvest divulga aprovados para a segunda fase do vestibular 2019

Organização também já liberou os locais das provas, que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Agora, há 4 candidatos por vaga em disputa

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Na foto, alunos realizam prova para a 1° fase de vestibular da USP
Na foto, alunos realizam prova para a 1° fase de vestibular da USP

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), organizadora do vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou, nesta segunda-feira (10), os convocados para a segunda fase e respectivos locais de prova.

O resultado pode ser conferido neste link, por meio de login e senha. A lista de aprovados, aqui.

De acordo com a Fundação, as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Além disso, o número de classificados para esta etapa será maior: serão 4 candidatos para cada vaga — anteriormente as provas da segunda fase eram feitas em três dias e o número de classificados para a etapa era menor.

Na Fuvest, estão em disputa 8.362 vagas em 183 cursos de graduação. Outras 2.785 vagas são oferecidas via Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As três carreiras mais concorridas são de Medicina nos campus em São Paulo (115,2 candidatos por vaga), Ribeirão Preto (108,7), e Bauru (86,9), respectivamente.


Na primeira fase, ao todo, 127.786 pessoas estiveram inscritas na Fuvest 2019. Destes, 11.429 foram treineiros.

Leia mais: Concorrência na Fuvest fica mais acirrada entre candidatos cotistas


Mudanças

Neste ano, a prova para ingressar na USP, realizada pela Fuvest, contará com diversas novidades anunciadas pelo Manual do Candidato 2019. A primeira delas é de que o processo contará com apenas dois dias de prova. Até o ano passado, a segunda fase era realizada em três dias, separados por português e redação, conhecimentos gerais e disciplinas específicas. Neste ano, a prova de conhecimentos gerais foi eliminada e os candidatos contarão com apenas duas provas, de português e redação e disciplinas específicas.


A segunda mudança é em relação à nota de corte. Com as cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e que são pretos, pardos e indígenas, os candidatos vão concorrer apenas com pessoas de sua modalidade. Assim, a mesma carreira poderá ter até três notas de corte diferentes, dependendo da demanda.

Outra diferença será o sistema de reconhecimento facial, destinado à segurança. A foto do candidato, anexada no cadastro inicial da inscrição, será comparada com a foto coletada nos dias de prova, o que evita a realização de fraudes.

A concorrência na segunda fase também sofreu alterações. A partir deste ano, serão convocados, para a segunda fase, 4 candidatos para cada vaga, um a mais do que os anos anteriores.

Abstenção

Neste ano, o vestibular teve o menor índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, feita no dia 25. Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não comparecerem — resultando no índice de 8,3 de abstenção. Os estudantes inscritos no vestibular fizeram a prova da primeira fase em 35 lugares diferentes. Os portões foram abertos às 12h30 e o fechamento ocorreu às 13h. Os concorrentes tiveram até cinco horas para finalizar a prova.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.