Logo R7.com
Logo do PlayPlus

GCM usa caminhão com jato d'água para acabar com baile funk em SP

Acoplado a um caminhão apelidado de 'tempestade', o canhão lança até 1,7 mil litros de água por minuto e tem alcance de até 30 metros

São Paulo|Do R7


A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Diadema, na grande São Paulo, agora usa um jato d'água para acabar com os pancadões na região. Acoplado a um caminhão apelidado de 'tempestade', o canhão lança até 1,7 mil litros de água por minuto.

Leia também: Moradores da zona leste denunciam baile funk em quarentena em SP

O veículo foi adquirido dos bombeiros da capital e adaptado às necessidades da GCM. O caminhão, que armazena até 5 mil litros de água, foi usado pela primeira vez no domingo (19), para dispersar 5 mil pessoas que estavam em um baile funk. 

De acordo com Paulo Fagundes, secretário da Defesa Social, na maioria das vezes só a presença do 'tempestade' é suficiente para dispensar a multidão e desobstruir a via pública. Porém, quando não se mostra eficaz, o jato entra em ação.


Leia também: Ação da PM termina com baleados em comunidade da zona oeste de SP

Ainda segundo o secretário, o intúito do jato não é machucar as pessoas e, sim, acabar com a aglomeração de forma eficaz. 

Dentro do veículo se encontra um controle do canhão, que fica em cima do veículo, e através de botões no painel, os agentes acionam a bomba. O jato pode chegar a uma distância de 30 metros. 


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.