GCMs são afastados após agredirem dois homens na Grande SP
Eles teriam tentado fugir pois estavam sem capacetes em uma moto. Guardas teriam omitido as agressões no Boletim de Ocorrência
São Paulo|da Agência Record

Guardas civis metropolitanos foram afastados de suas funções após serem gravados na noite de terça-feira (14) espancando dois homens em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Nas imagens é possível ver quando os guardas desferem murros e pontapés em dois homens deitados no chão. Dois veículos da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que pertencem à Guarda Civil Municipal, e sete GCMs aparecem nas imagens.
Os dois homens que aparecem apanhando estavam em uma moto, quando ao verem a carro da GCM, tentaram fugir pois estariam sem capacete e, um deles, estava em "saidinha do Dia das Mães".
No boletim de ocorrência feito pelos guardas no 3ºDP de São Bernardo do Campo, os dois homens são acusados de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Nele, consta os guardas relataram que os dois homens ficaram feridos após caírem da motocicleta, enquanto fugiam.
Ainda segundo o boletim, a moto não era roubada e estava com os documentos regularizados e que um dos homens cumpria pena em regime semi-aberto no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha e, que estava beneficiado com a saída temporária de dia das Mães.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que "este tipo de conduta não é prática dos profissionais da Guarda Civil Municipal e a Prefeitura não compactua com este comportamento".
A Secretaria de Segurança Urbana da cidade informou ainda que "encaminhou esta situação para apuração completa da Corregedoria da Guarda Civil Municipal. As medidas cabíveis serão tomadas após a conclusão de toda a investigação. Os profissionais envolvidos ficarão afastados de suas funções durante este período".













