Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combater queimadas
Segundo Defesa Civil, 17 cidades estão com focos ativos de incêndio, e outras 36 permanecem em alerta máximo para queimadas
São Paulo|Do R7, em Brasília
O Governo de São Paulo informou neste sábado (24) que criou um gabinete de crise para coordenar as ações de monitoramento e controle dos incêndios que atingem o interior do estado. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, 17 municípios estão atualmente enfrentando focos ativos de incêndio. Ao todo, 36 cidades estão sob vigilância e em estado de alerta máximo para queimadas.
Leia também
A Defesa Civil também alerta que os municípios com mais focos de incêndio enfrentam ainda baixa umidade do ar e alto risco devido à onda de calor que atinge todo o estado.
Mais de 7,3 mil profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população. O governo de São Paulo informou que dois funcionários de uma usina em Urupês morreram enquanto tentavam combater um incêndio.
Mais cedo, o governador Tarcísio de Freitas sobrevoou as áreas mais afetadas pelos incêndios. Ele afirmou que, neste sábado, a situação foi controlada, com a maioria dos focos extintos.
Tarcísio também informou que o governo contratou aviões para auxiliar na pulverização de água, além das aeronaves do Corpo de Bombeiros e do reforço das Forças Armadas.
“Precisamos ter o máximo de cautela. O esforço deve ser conjunto para evitar a propagação dos focos. É importante evitar bitucas de cigarro, soltar balões e qualquer coisa que possa dar início a incêndios”, ressaltou, detalhando que a operação conta com suporte da União das Indústrias de Produção de Cana-de-açúcar, mobilizando mais de mil caminhões pipas.
Até a última atualização do gabinete de crise, às 13h, diversos trechos de rodovias na região de São Carlos, Sertãozinho e Olímpia permanecem interditadas devido aos incêndios:
- São Carlos: SP-215 (Rodovia Luiz Augusto de Oliveira) está bloqueada entre os km 195 e km 209, no município de Dourado.
- Sertãozinho: Na SP-333 (Rodovia Carlos Tonani), o trecho entre os km 089 e km 090, sentido leste e oeste, está parcialmente interditado. No km 86, sentido oeste, o trânsito foi desviado para a marginal, e no km 098, sentido leste, foi criado um ponto de retorno para garantir a segurança dos motoristas.
- Olímpia: A SP-322 (Rodovia Armando Salles de Oliveira) está totalmente interditada no km 529.
17 cidades com foco de incêndio ativo
1 – Alumínio
2 – Bananal
3 – Bebedouro
4 – Boa Esperança do Sul
5 – Coronel Macedo
6 – Dourado
7 – Iacanga
8 – Ibitinga
9 – Lucélia1
0 – Monte Alegre do Sul
11 – Nova Granada
12 – Poloni
13 – Pompeia
14 – Presidente Epitácio
15 – Salmourão
16 – Santo Antônio da Alegria
17 – Tabatinga
36 Cidades em alerta máximo para incêndio
1 – Alumínio
2 – Bananal
3 – Bebedouro
4 – Bernardino de Campos
5 – Boa Esperança do Sul
6 – Coronel Macedo
7 – Dourado
8 – Iacanga
9 – Ibitinga
10 – Itápolis
11 – Itirapina
12 – Jaú
13 – Lucélia
14 – Monte Alegre do Sul
15 – Monte Azul Paulista
16 – Nova Granada
17 – Piracicaba
18 – Pirapora do Bom Jesus
19 – Pitangueiras
20 – Poloni
21 – Pompeia
22 – Pontal
23 – Presidente Epitácio
24 – Sabino
25 – Salmourão
26 – Santo Antônio da Alegria
27 – Santo Antônio do Aracanguá
28 – São Bernardo do Campo
29 – São Luís do Paraitinga
30 – São Simão
31 – Sertãozinho
32 – Tabatinga
33 – Taquarituba
34 – Torrinha
35 – Ubarana
36 – Urupês