Triplicar as vagas do ensino técnico paulista era uma promessa de campanha
Governo do Estado de São Paulo - 02.10.2020O Governo de São Paulo anunciou que irá oferecer 23.040 novas vagas para ensino técnico em 2021. Com nove opções de cursos gratuitos, o programa "Novotec Integrado" foi criado para que os estudantes realizem o ensino médio e técnico simultaneamente.
Leia também: SP retoma aulas do ensino médio de forma opcional nesta quarta (7)
O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa desta quarta-feria (7) no Palácio dos Bandeirantes. Triplicar as vagas do ensino técnico paulista era uma promessa de campanha do governador João Doria (PSDB).
O curso poderá ser realizado em apenas um turno dentro das escolas estaduais e não precisará de vestibulinho para ingressar. Eles serão validados pelo Centro Paulo Souza, um dos maiores centros de educação da América Latina, com 223 Etecs e 73 Fatecs. A expectativa do governo é que, até o final do ano, 100 mil matrículas sejam realizadas.
Curso e matrículas
De acordo com o governo Doria, as nove opções de cursos gratuitos do programa estão conectas com as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho. São elas: administração, informática, desenvolvimento de sistemas, logística, recursos humanos, marketing, serviços jurídicos, turismo e contablidade.
As matrículas podem ser feitas pelo alunos na 9ª série de escolas públicas até o dia 16 de outubro. Estudantes da rede particular, que desejem migrar para o ensino médio integrado, devem realizar suas inscrições do dia 16 até 30 de outubro.