Governo de SP analisa oferecer passe livre no transporte público no segundo turno das eleições
Prefeitura paulistana confirmou, nesta segunda-feira, a gratuidade dos ônibus municipais durante o domingo (30)
São Paulo|Do R7

O Governo do estado de São Paulo avalia a possibilidade de oferecer gratuidade no transporte público — Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no domingo (30), dia do segundo turno das eleições.
A informação foi confirmada ao R7 nesta terça-feira (25), um dia depois de a prefeitura informar que liberou o passe livre nos ônibus municipais para a data da eleição.
A decisão se deu após uma reunião entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), secretários municipais e representantes de movimentos que pediam a liberação para facilitar o deslocamento dos eleitores.
Uma das entidades que tem se movimentado nesse sentido é a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que ajuizou uma ação civil pública para que o governo estadual libere a gratuidade nas linhas do transporte público, e que o serviço seja mantido em níveis normais no domingo.
O órgão apontou, entre seus argumentos, a taxa de abstenção de 21,62% registrada no primeiro turno em São Paulo e o empobrecimento da população nos últimos anos.
“Não garantir a isenção tarifária do transporte público em dia de eleição é fazer distinção inconstitucional entre os mais ricos e os mais pobres, visto que estes sofrerão um impacto proporcionalmente muito mais elevado em suas rendas para poder exercer a sua cidadania, se realmente tiverem condições de arcar com o deslocamento”, escreveu a Defensoria, em nota.