Governo de SP recebe contrato para aquisição da CoronaVac
Contrato prevê que governo federal adquira do Butantan mais 54 milhões de doses, além das 46 mi já compradas
São Paulo|Do R7
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu, às 19h desta quinta-feira (7), o contrato assinado eletronicamente para aquisição da vacina do Instituto Butantan contra a covid-19.
“O que nós mais desejamos é que a vacina do Butantan atenda todo o Brasil e todos os brasileiros. É a vacina mais segura e a vacina mais eficaz. É a vacina do Butantan, é a vacina do Brasil”, declarou Doria.
Leia também
Em nota, o Instituto Butantan informou que assinou, às 16h35 desta quinta, por intermédio de sua fundação de apoio, o contrato para o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Ministério da Saúde, em quatro entregas, conforme arquivo anexo.
O contrato, que terá duração de 12 meses, prevê a possibilidade de o órgão federal adquirir do instituto outras 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões. O valor total a ser pago pelo governo federal pela imunização é de R$ 2,67 bilhões. As despesas estão previstas no Orçamento da União para 2021.
Mais cedo, o Butantan havia destacado que a intenção é formalizar a transação para a inclusão da CoronaVac no Plano Nacional de Imunização da União de forma rápida.
"A inclusão da vacina do Butantan no Programa Nacional de Imunizações representa a continuidade da parceria de mais de 30 anos entre o Instituto e o Ministério da Saúde para o fornecimento de vacinas aos brasileiros", dizia parte do comunicado emitido pelo instituto paulista.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmo que o Butantan se comprometeu a entregar as 46 milhões de doses da vacina até abril. As demais 54 milhões serão disponibilizadas no restante do ano, totalizando 100 milhões de doses, que é a capacidade total da fábrica.
Também nesta quinta-feira, o governo paulista divulgou vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus.
Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Segundo o instituto, quem tomar a vacina do Butantan estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da covid-19.