Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo federal anuncia acomodação de afegãos refugiados em hotéis de São Paulo

Medida foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, após reunião com o deputado Alencar Santana (PT-SP)

São Paulo|Do R7

Afegãos aguardam vagas em abrigos
Afegãos aguardam vagas em abrigos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que os afegãos refugiados que estão no aeroporto de Guarulhos enquanto aguardam vagas em abrigos serão acomodados em hotéis no estado de São Paulo.

Em um vídeo divulgado pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), Dino afirma que os refugiados serão alojados em quartos de hotéis em Guarulhos e outras cidades de São Paulo. Apesar de anunciar a medida, o ministro da Justiça não estipulou um prazo para o início do plano.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Atualmente, cerca de 200 afegãos estão no aeroporto de Guarulhos, aguardando vagas em abrigos públicos. No município, existem 177 leitos para refugiados estrangeiros, dos quais 127 são administrados pela prefeitura — todos estes ocupados por cidadãos do Afeganistão.

Há cerca de duas semanas, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, protocolou no Ministério de Portos e Aeroportos um pedido para que o município receba o título de cidade fronteira. O status permitirá à administração municipal receber mais fundos para lidar com questões humanitárias como essa.


Enquanto os afegãos esperam por ajuda para deixar o aeroporto de Guarulhos e recomeçar a vida no Brasil, surtos de doenças comosarna e gripe atingem o grupo, que reclama da dificuldade para se aquecer e tomar banho no local.

O R7 entrou em contato com o Ministério da Justiça e perguntou quando o plano entrará em vigor, quantas vagas serão disponibilizadas aos refugiados e qual será o valor investido no projeto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.