Governo vai endurecer isolamento no interior e aliviar na Grande SP
Cinco regiões do estado vão regredir uma etapa na flexibilização, enquanto região metropolitana e Baixada Santista avançam fase,. Capital fica como está
São Paulo|Daniela Salerno, da Record TV

O governo de São Paulo decidiu endurecer o isolamento social em cinco regiões do interior do estado por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a região metropolitana e Baixada Santista vão avançar um nível e terão um alívio nas restrições de circulação.
O anúncio deve ser feito pelo governador João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes (entenda as regras da quarentena nos quadros abaixo). As novas regras passam a valer no dia 15 de junho.
As cinco regiões do interior a ficar com regras mais duras são: Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, que passaram à cor vermelha na escala do governo, além de Araraquara e Bauru, que avançam da cor amarela para a laranja.
Nas três primeiras, na prática, as regras da quarentena ficarão com a maior rigidez possível em todas essas cidades e nos municípios ao redor.
Fica proibido, em Barretos, Prudente e Ribeirão Preto, o funcionamento de imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio em geral e shopping centers. Assim como antes, permanecem vetadas as aberturas de espaços públicos, salões de beleza, bares, restaurantes, academias, teatros e cinemas e a realização de eventos, incluindo os esportivos.
As regiões de Sorocaba, Taubaté, Campinas, Piracicaba, São João da Boa Vista, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília permanecem com a cor laranja.
Leia também
Na prática, serão fechados bares, restaurantes e salões de beleza. Permanecem fechados os espaços públicos, academias, teatros e cinemas. Eventos com aglomerações, incluindo esportivos, seguem proibidos.
Os critérios para encaixar as regiões do estado na quarentena são: ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19; relação leitos de UTI covid-19/100 mil habitantes; relação de número de casos nos últimos 7 dias pelo número de casos nos 7 dias anteriores, relação do número de novas internações nos últimos 7 dias pelas novas internações nos 7 dias anteriores; e a relação dos óbitos por covid-19 nos últimos 7 dias pelos mortos pela doença nos 7 dias anteriores.
Capital e região metropolitana

Na contramão do interior, as regras da quarentena serão afrouxadas nas cidades da Grande São Paulo. Na região metropolitana, os municípios vão avançar da vermelha para a laranja.
No litoral sul, compreendido pelas cidades da Baixada Santista e da região de Registro, também avançam da fase vermelha para a laranja.
A capital vai permanecer da fase laranja.
Abaixo, você vê como está a divisão do estado, por cores:

Entenda as cinco etapas de afrouxamento das regras:

Entenda como funciona a flexibilização das regras por atividade:

















