Logo R7.com
RecordPlus

Grajaú no extremo sul da capital é tema de peça teatral encenada no próprio bairro

"Grajaú conta Dandaras, Grajaú conta Zumbis" resume a pulsação e o cotidiano da região

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

  • Google News
Espetáculo do Humbalada faz um perfil do Grajáu
Espetáculo do Humbalada faz um perfil do Grajáu

São apenas 60 lugares para o público, duas apresentações por semana, porém, até o dia 3 de dezembro, o espetáculo "Grajaú conta Dandaras, Grajaú conta Zumbis", encenado no Galpão Cultural Humbalada, ressoa, amplifica e resume a vida das centenas de milhares de moradores que vivem na região. 

A peça tem duas horas e meia de duração e mostra narradores, contadores de histórias, andarilhos das vielas que chegam da rua para contar histórias do Grajaú para o Grajaú. Dandaras e Zumbis da periferia de São Paulo, referência a dois importantes personagens da saga de resistência popular do Brasil, que estão fora dos livros escolares.


No espetáculo, o Grajaú é personagem e essência que pulsa vida, calor, bares, varais e poesia. Cenas que registram o despencar das estruturas machistas, cenas de cebolas, mães solos, mulheres pretas que se acolhem e meninos pretinhos que nadam na represa. "A zona Sul é um Universo, tio", como bem cantou o rapper Criolo. 

A concepção e a realização do espetáculo é fruto de um processo coletivo e de muita paixão. Há 13 anos fazendo teatro na periferia a Cia Humbalada construiu uma maneira única de fazer arte. Para este projeto, apoiado pela Lei de Fomento ao Teatro, a Cia chamou outros coletivos e artistas: Grupo Identidade Oculta, Zero Onze, Enchendo Laje & Soltando Pipa, Razallfaya, Carmem Soares, Cristiane Rosa, Fabiana Pimenta e Lucas Bernardo foram convidados e convidadas para mergulharem nessa experiência.


Em "Grajaú conta Dandaras, Grajaú conta Zumbis" também há crítica social, política e indignação. A diretora Tatiana Monte assim o resume: “O espetáculo não toca na ferida, ele é o pus que escorre dela, ele é o sangue vermelho que desce as vielas, ele é o grito, o silêncio. Ele é o balanço gostoso do pagode na laje e a crueldade do menino preto estirado em uma poça de sangue”.

As apresentações são às sextas, 20h, e aos sábados, às 21h. Há uma pequena cota de ingressos que pode ser reservada pelo email ciahumbaladadeteatro@gmail.com, e a maioria dos ingressos são entregues na porta com uma hora de antecedência. O Galpão Cultural Humbalada fica na avenida Grande São Paulo, 282, perto do terminal de ônibus do Grajaú e da estação da CPTM. A indicação etária indicada é 16 anos. O ingresso é uma contribuição voluntária "Pague Quanto Puder, se puder".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.