Grande SP tem mais de 100 focos de incêndio em mata em 3 dias
Maior deles foi do incêndio do Parque Estadual do Juquery, que já destruiu cerca de 1.200 hectares de vegetação, em Franco da Rocha
São Paulo|Do R7
Em meio ao tempo seco e altas temperaturas, 109 chamados para incêndios em mata foram registrados entre sábado (21) e esta segunda-feira (23) em toda a Grande São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
O maior deles foi do incêndio do Parque Estadual do Juquery, que já destruiu cerca de 1.200 hectares de vegetação, em Franco da Rocha.
Entre sábado e domingo foram registrados 81 acionamentos para fogo em região de mata, 60 na região metropolitana e 21 na capital. Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros registrou mais 28.
Também foram atingidos o alto do Pico do Jaraguá, na zona norte da capital, e no bairro Cidade Tiradentes, próximo ao Parque Consciência Negra, na zona leste.
Além das perdas na flora e fauna local, as condições do ar também são prejudicadas. Segundo a Cetesb, a baixa qualidade do ar pode trazer alguns problemas à saúde e intensificar outros, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, ressecamento de pele e irritação dos olhos.
Precauções
Cuidados devem ser tomados para amenizar os efeitos baixa qualidade do ar, entre eles:
Se hidratar;
Usar soro fisiológico nos olhos e narinas;
Evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas, pelúcias etc;
Umidificar o ambiente usando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com águas.