São Paulo tem primeiro caso de gripe aviária na capital em 2023
Ave trinta-réis-real foi localizada em um condomínio em Pirituba; estado tem sete animais diagnosticados com a doença neste ano
São Paulo|Do R7
A SSASP (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo) confirmou nesta quinta-feira (6) o primeiro caso de gripe aviária na cidade de São Paulo. O animal foi encontrado em um condomínio em Pirituba, bairro da zona oeste da capital.
Segundo a secretaria, a ave que foi diagnosticada com a doença é um trinta-réis-real. O coordenador de Defesa Agropecuária do estado, Luiz Henrique Barrochelo, afirmou que a pasta deve realizar mais ações de conscientização para evitar a transmissão entre humanos.
“Continuamos com o trabalho de vigilância e estamos intensificando o trabalho de educação a partir de ações de comunicação, que tem como objetivo informar a população sobre as orientações corretas em como proceder para evitar a transmissão para humanos”, afirma Barrochelo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na quinta-feira, a SSASP também confirmou um caso de gripe aviária em um animal em São Sebastião, litoral norte do estado. A ave trinta-réis-de-bando estava em uma área de propriedade da Petrobras.
Os últimos dois casos divulgados pela pasta se somam aos cinco já detectados em 2023. Além das aves encontradas em São Sebastião e da capital, foram detectadas aves com a gripe em Caraguatatuba, Guarujá e Ubatuba.