Logo R7.com
RecordPlus

Haddad entrega área para Sesc Mercadão

Lei que cede espaço para obra abre espaço para a revitalização do parque D. Pedro II

São Paulo|Do R7

  • Google News
Hoje, área é usada como estacionamento público do Mercadão
Hoje, área é usada como estacionamento público do Mercadão

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou o projeto de lei que permitirá a construção de uma unidade do Sesc na frente do Mercado Municipal, no centro da capital. Aprovada pelos vereadores no mês passado, a lei que cede o terreno ao Serviço Social do Comércio foi publicada nesta terça-feira (15) e abre espaço para a revitalização do Parque D. Pedro II, prometida há mais de dez anos.

Com a nova legislação, o Sesc tem agora um prazo de 12 meses para apresentar à prefeitura um projeto de ocupação da área, que é municipal e já abrigou os edifícios Mercúrio e São Vito. Totalmente degradados, ambos foram desapropriados e posteriormente demolidos pela gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), em 2011. Desde então, apenas um estacionamento público para clientes do Mercadão foi feito no local.


A remodelação do parque já foi explorada por diversos urbanistas, durante as gestões de Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD). Na última proposta apresentada, a região ganharia novos pontilhões, espelhos d'’água e até um parque linear.

A ideia atual, no entanto, é mais "pé no chão". Haddad não quer mudanças somente urbanísticas, mas econômicas e sociais, levando-se em conta que a área é tomada de moradores de rua e usuários de drogas.


A prefeitura pretende levar ao parque projeto semelhante ao desenvolvido pelo programa Braços Abertos, no qual usuários de crack são convidados a trabalhar e a morar em residências pagas pelo Município. O modelo foi implementado inicialmente na Cracolândia e virou uma das bandeiras da gestão Haddad.

Roubos e tráfico ocorrem livremente na região do Parque Dom Pedro


No Brasil desde o início da semana, príncipe Harry visita a Cracolândia em SP

O aspecto econômico também é ambicioso: inclui uma reformulação viária da rua 25 de Março, que fica a menos de 1 km do parque, e a construção de um shopping popular no lugar da Feira da Madrugada.


Expansão

O diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, diz que a entidade vai procurar conhecer os estudos já desenvolvidos antes de definir o desenho final.

— A arquitetura para nós tem de ser mais do que uma manifestação artística. Tem de ter um caráter educativo e de acesso.

Segundo Miranda, a futura unidade vai oferecer todos os serviços tradicionais, como áreas de convivência, de esportes e cultura, com direito a teatro.

— Com ele, poderemos movimentar também a vida noturna da região.

O Sesc Mercadão será o quinto no centro da capital. Além dele, três já foram entregues na região — Carmo, Consolação e Bom Retiro —, e outro está em construção na rua 24 de Maio, em terreno onde funcionou a antiga Mesbla. A entidade ainda toca duas obras em São Paulo: a reforma do Sesc Paulista e a construção da unidade do Campo Limpo, na zona sul.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.