Haddad: obra da ciclovia na Paulista deve durar 90 dias
Secretaria de Transportes prevê que construção de canaleta comece ainda neste mês
São Paulo|Do R7
O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou na terça-feira (2), que as obras para a instalação da ciclovia da avenida Paulista devem durar 90 dias. A previsão da Secretaria Municipal dos Transportes é de que a construção da canaleta, no canteiro central da via, começasse ainda em setembro.

Haddad explicou, durante a coletiva de imprensa realizada no Terminal Pinheiros, na zona oeste, que provavelmente não há nenhum entrave à obra em decorrência do tombamento da avenida Paulista.
— Não tem tombamento do canteiro, mas da área envoltória. Acho que é um ajuste viário, não uma obra propriamente.
Os postes pretos onde ficam instalados os semáforos da avenida também são tombados.
Leia mais notícias de São Paulo
Carros oficiais invadem novas ciclovias de São Paulo
R7 enfrenta motoqueiros e buracos ao testar novas ciclovias de SP
De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, o plano levou três meses para ser gestado.
— Se o prefeito aprovar, se não houve mudanças significativas que possam atrasar, vamos começar já a obra na Paulista.
Será necessário desviar o tráfego para a execução do projeto — haverá prioridade para a execução ser feita durante a noite e aos finais de semana. Os canteiros onde há plantas serão removidos, assim como relógios públicos. Dois ou três postes de iluminação também devem ser realinhados.
A ciclovia ficará em um nível um pouco mais elevado do que a avenida, que não perderá nenhuma de suas oito faixas de rolagem para veículos motorizados - embora elas percam um pouco de sua largura, já que o canteiro crescerá 25 centímetros em cada lado, para a ciclovia poder ter pistas nos dois sentidos.
Tatto afirmou que, aproveitando a obra, a Prefeitura instalará alguns dutos para passagem de fibra óptica sob a Paulista — atualmente, parte desses cabos segue pela Alameda Santos, paralela à avenida.
A instalação de ciclovias na cidade transformou-se em uma das prioridades da gestão Haddad para a área de mobilidade urbana. Na Paulista, pessoas andando de bike já morreram atropeladas. Em março do ano passado, um jovem que ia trabalhar de bicicleta pela ciclofaixa de lazer (que funciona aos domingos e feriados na avenida) foi atropelado por um motorista bêbado, tendo o braço direito decepado.
Desde junho, foram construídos 44,9 km de ciclovias na cidade. A meta é chegar a 400 km até o fim do ano que vem.













