Homem é preso em SP sob suspeita de recrutar e treinar 'mulas' para tráfico internacional de drogas
PM localizou casa na Vila Sônia em que moravam 33 pessoas treinadas para ingerir drogas e levá-las para a Europa
São Paulo|Isabelle Gandolphi e André Carvalho, da Agência Record
Um homem de 24 anos foi preso na noite desta quarta-feira (22) em uma casa na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo, por suspeita de recrutar e treinar pessoas para engolir drogas e transportá-las para fora do país.
Por meio de denúncia anônima, a Polícia Militar encontrou 33 pessoas morando no local. Elas teriam sido aliciadas pelo tráfico internacional de drogas e admitiram a ingestão de cápsulas com pasta base de cocaína, que então seriam levadas para países da Europa, como França, Espanha, Holanda e Irlanda, numa prática conhecida como "mula".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo informações da PM, essas pessoas são do Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Como parte do treinamento, elas chegavam a engolir pedaços de cenoura para simular a ocultação da droga.
As "mulas" utilizavam medicamentos para limpar o intestino e engoliam entre 100 e 150 cápsulas com cocaína. O pagamento variava de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
No local, foram apreendidos passaportes, celulares, cápsulas de cocaína, cartões bancários e anotações do tráfico de drogas. Os suspeitos foram levados para a Polícia Federal.