Homem morre sentado em sala de espera de unidade de saúde de SP
Caso aconteceu em Carapicuíba; prefeitura afirma que homem passou por classificação de risco e foi atendido e medicado
São Paulo|Enzo Cricca*, da Agência Record
Um homem morreu sentado em um banco de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, na manhã de quarta-feira (14).
Segundo a Record TV, Sérgio Pedro da Silva, de 50 anos, teria esperado 7 horas por atendimento no local antes de passar por uma triagem e, mais tarde, morrer. Imagens do paciente sentado e morto circularam nas redes sociais.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a Prefeitura de Carapicuíba, Sérgio chegou ao Pronto Atendimento com queixa de dor torácica e tontura.
A prefeitura afirma ainda que o paciente "passou pela classificação de risco e foi prontamente atendido e medicado, com orientação de permanecer em observação, passando por novas avaliações, inclusive de psiquiatria", mas que não havia recebido alta.
Essa não é a primeira vez que acontece algo do tipo na UBS Cohab II, segundo a Record TV. Em dezembro de 2022, um homem chegou com dores no peito à unidade, recebeu classificação de risco e ficou em observação, mas não resistiu e morreu no local.
A Secretaria de Saúde do município apura o caso, juntamente com todos os profissionais que estavam no plantão, e afirma que vai responsabilizar quem não seguiu os protocolos de atendimento.
Em nota, a prefeitura diz ainda que realizou a "abertura de sindicância para apurar as possíveis falhas no atendimento, além de processo disciplinar para quem filmou e expôs o paciente, quando deveriam monitorá-lo".