São Paulo Hospital público realiza 1ª cirurgia intrauterina pelo SUS de SP

Hospital público realiza 1ª cirurgia intrauterina pelo SUS de SP

Gestante de 24 semanas passou pelo procedimento para a correção de coluna do seu bebê ainda no útero na rede municipal

  • São Paulo | Do R7

Hospital Vila Nova Cachoerinha, na zona norte de SP, realiza primeira cirurgia intrauterina por meio do SUS

Hospital Vila Nova Cachoerinha, na zona norte de SP, realiza primeira cirurgia intrauterina por meio do SUS

MARCELO PEREIRA / SECOM - 24.06.2021

A primeira cirurgia intrauterina de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de São Paulo foi realizada nesta quinta-feira (24) em uma joem de 23 anos grávida de 24 semanas, no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital. O procedimento foi realizado para corrigir a coluna do bebê.

A gestante Thais Coutinho Melo passou pela operação após ser constatado, durante uma consulta do pré-natal, que seu segundo filho, o bebê Isaac, tinha um problema de fechamento da coluna, conhecido como mielomeningocele, também chamada de disrafia espinhal.

Nos bebês que nascem com essa condição, as raízes nervosas ficam alteradas e presas à pele e aos ossos da coluna, prejudicando a inervação dos membros inferiores, intestinos e vias urinárias. Além disso, pode provocar hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro).

A cirurgia, que durou cerca de três horas, foi transmitida no anfiteatro do hospital aos alunos, médicos e enfermeiros da unidade. Por meio de um orifício no útero da mãe, os cirurgiões operaram o feto da mesma forma como o procedimento é feito em recém-nascidos.

“Há oito anos uma menina passou pela mesma cirurgia [em um hospital particular], e hoje ela vive sem qualquer sequela. É isso que esperamos para o Isaac, esse bebê que acabamos de acompanhar a cirurgia também durante o pré-natal”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que acompanhou o procedimento.

Últimas