Imigrantes venezuelanos chegam nesta quinta a São Paulo
Ao todo, são esperados 300 venezuelanos, os quais ficarão acomodados em dois Centros Temporários de Acolhida
São Paulo|Do R7
Está prevista para esta quinta-feira (5), a chegada dos cem primeiros imigrantes venezuelanos à São Paulo.
Eles ficarão acomodados em dois Centros Temporários de Acolhida, em Santo Amaro, na zona sul, e São Mateus, zona leste, oferecidos pela administração municipal a partir de um acordo firmado com o governo federal.
Ao todo, são esperados 300 venezuelanos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com informações da Força Aérea Brasileira, os imigrantes embarcaram na aeronave Boeing da FAB e o voo até a capital paulista durou cerca de quatro horas e marca o início do processo de interiorização dos venezuelanos no Brasil.
Prefeitura
A Prefeitura de São Paulo aceitou participar do programa solidário de acolhimento da população venezuelana que se encontra nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, ambas em Roraima, no norte do país. Cerca de 300 venezuelanos chegarão à capital – hoje, nesta quinta, 100 desembarcaram no solo paulista.
As Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Direitos Humanos e Cidadania, de Trabalho e Empreendedorismo, de Saúde, de Educação e de Relações Internacionais estão trabalhando em conjunto para atender aos imigrantes.
Equipes do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) irão oferecer orientação para regularização migratória, assessoria e suporte juridícios e socioassistencial, incluindo apoio psicológico e encaminhamento para oficinas de qualificação profissional.