Imprensa mundial destaca protestos antes do início da Copa do Mundo
Cadeias de TV dos Estados Unidos, Qatar, Espanha e Argentina destacam manifestações
São Paulo|Do R7

A violência das manifestações desta quinta-feira (12) na zona leste de São Paulo contra a Copa do Mundo — que deixaram ao menos dez pessoas feridas, sendo quatro jornalistas brasileiros e estrangeiros feridos — repercutiu nos principais jornais internacionais.
No fim da manhã, manifestantes e a Tropa de Choque da PM entraram em confronto. Entre os jornalistas feridos estão duas jornalistas da TV americana CNN, um jornalista argentino e um auxiliar técnico do SBT.
A rede de TV CNN destacou em seu site uma reportagem em que afirma que a polícia disparou bombas de gás lacrimogênio contra os manifestantes. Segundo a reportagem, um pequeno grupo tentou impedir o trajeto de torcedores para a Arena Corinthians, palco do jogo entre Brasil e Croácia, que abre a competição.
Leia mais notícias de São Paulo

De acordo com a rede americana, as duas jornalistas feridas — Shasta Darlington e Barbara Arvanitidis — tiveram ferimentos leves em um confronto a 11 km do estádio. Shasta teve um pequeno corte no braço, enquanto Barbara lesionou o pulso após uma queda.
O jornal argentino Clarín ressaltou o que chamou de “incidentes em São Paulo horas antes da estreia do Brasil”. Segundo o site do jornal, “a violência sacode São Paulo”. O diário informou que a polícia lançou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral para dispersar os manifestantes, que responderam com pedras.
A rede Al Jazeera, do Qatar, também destacou os protestos e informou que os manifestantes queriam barrar a chegada de torcedores à Arena Corinthians, mas “os policiais usaram a força para impedi-los”. A rede de TV também destaca a paralisação de aeroviários no Rio de Janeiro.
O jornal El País, da Espanha, também deu destaque aos protestos de São Paulo em seu site. Segundo o diário espanhol, “as manifestações e as paralisações se sucedem em vários setores e em várias cidades brasileiras”.













