Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmet emite alerta sobre baixa umidade em dez estados; veja previsão

Com falta de chuva, a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% na Grande São Paulo e cidades do interior do estado

São Paulo|Do R7


Inmet alerta para tempo seco e baixa umidade do ar ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 18.06.2024

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou nesta terça-feira (18) um alerta de baixa umidade para a Grande São Paulo. Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

O alerta vale também para outras regiões do interior do estado, como Campinas, Taubaté, Sorocaba e Ribeirão Preto; e também para municípios da Baixada Santista, no litoral.

O aviso foi feito na cor amarela, que indica um “perigo em potencial”. A mancha também cobre regiões de outros estados, como Piauí, Bahia e Maranhão, no Nordeste; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, no Centro-Oeste; e Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste.

O órgão recomenda

Publicidade
  • ingestão de líquido
  • evitar o desgaste físico nas horas mais secas
  • evitar exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, o mês de junho registra um acumulado de 0,3mm de chuva até o momento, o que corresponde a apenas 0,6% da média do mês, que é de 49,5mm.

Desde 1995, o junho menos chuvoso da capital paulista foi o de 2002, quando foi registrado um índice pluviométrico médio de 1,5mm no mês.

Publicidade

A falta de chuvas no território paulista, e nos demais estados, é explicada pela permanência de uma massa de ar seco (bloqueio atmosférico) na região central do Brasil.

“Essa condição meteorológica inibe a formação de nuvens que provocam chuva e que também interfere na livre passagem de sistemas frontais pela costa paulista”, informa o CGE.

Publicidade

Previsão para os próximos dias em São Paulo

A previsão para os próximos dias em São Paulo é de permanência deste cenário atmosférico: poucas nuvens, máxima elevada, e baixa umidade relativa do ar.

A quarta-feira (19) deve ter uma madrugada com termômetros em torno dos 15°C, céu com poucas nuvens e predomínio de Sol no decorrer do dia. A temperatura máxima deve chegar aos 28°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 30%.

Na quinta (20), dia que começa o inverno no hemisfério Sul (o início está marcada para as 17h51, horário de Brasília), também será de tempo seco e sem previsão de chuva.

”As temperaturas variam entre mínima de 14°C na madrugada e máxima por volta dos 27°C durante a tarde. Os porcentuais de umidade seguem baixos com valores mínimos próximos aos 30%. Também será mais um dia marcado por grande amplitude térmica”, afirmou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.