Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Integrantes do MST invadem sede do Incra em São Paulo contra reintegração

Eles serão obrigados a desocupar um assentamento no interior do Estado

São Paulo|

Manifestantes dizem que não há previsão de quando devem desocupar o prédio, no bairro de Higienópolis
Manifestantes dizem que não há previsão de quando devem desocupar o prédio, no bairro de Higienópolis Manifestantes dizem que não há previsão de quando devem desocupar o prédio, no bairro de Higienópolis

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta terça-feira (15) a superintendência regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no centro de São Paulo. Os sem-terra protestam contra a desocupação das famílias do assentamento Milton Santos, nos municípios de Americana e Cosmópolis, interior do Estado.

Em 15 dias, vence o prazo dado pela Justiça Federal para que os sem-terra desocupem a área, onde vivem 69 famílias desde 2006. Caso eles não saiam, deve ser pedido a remoção com auxílio da polícia. O assentamento foi reconhecido pelo Incra há sete anos e, por isso, os assentados prometem resistir ao despejo. Roseane dos Santos, que é uma das assentadas, disse que invadir a sede do instituto é uma forma de fazer pressão no governo. 

— Nós estamos aqui porque os dias estão contados para o despejo e queremos que a [presidente] Dilma assine o decreto.

Os integrantes do MST receberam na manhã desta terça a notificação da Justiça para que saiam do local em 15 dias. O Incra também foi intimado no dia 9 a fazer a remoção, sob pena de multa. Para o MST, a desapropriação por interesse social pela presidente Dilma Rousseff é a única saída para o impasse. As terras invadidas pelo MST foram consideradas pela Justiça Federal de propriedade particular. Para o Incra e para os sem-terra, o terreno pertence à União, após ser dado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como parte de uma dívida de seus antigos proprietários.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

A Usina Ester, que cerca o assentamento, e a família Abdalla, antigos proprietários, conseguiram em 28 de novembro de 2012, na 2ª Vara da Justiça Federal, em Piracicaba, a decisão de desocupação. O Incra tenta, em parceria com o INSS, comprovar na Justiça que o domínio do imóvel jamais deixou de pertencer à União.

Publicidade

Alternativa

O prefeito de Americana, Diego de Nadai (PSDB), estuda decretar de interesse social a área do assentamento Milton Santos, caso a situação dos moradores não seja resolvida até o dia marcado para reintegração de posse. O prefeito anunciou nesta terça que também vai solicitar ao Estado que não seja feita a retirada com uso da força policial. 

Publicidade

Para o advogado Nilcio Costa, que também é um dos assentados e representa o movimento, a esperança é que a cidade de Americana resolva a situação, caso o governo federal não aja. 

— Temos agora essa possibilidade de conseguir o decreto de desapropriação da área pelos governos municipais, já que o governo federal nada fez até agora, apesar da palavra do superintendente do Incra de que não sairemos do local.

Leia mais notícias na nova Home do Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.