Internautas criam blogs para fazer cobertura "alternativa" de manifestações contra aumento da tarifa
Manifestantes vítimas da PM mandam seus relatos, fotos e vídeos
São Paulo|Do R7
As manifestações populares contra o aumento das tarifas dos transportes públicos ganharam visibilidade no Brasil e no mundo pelo confronto entre PM (Polícia Militar) e manifestantes e também pelo fato de patrimônios públicos terem sido depredados durante esses confrontos.
Porém, muitos manifestantes começaram a divulgar suas "versões da história" em suas páginas pessoais do Facebook e Twitter, por exemplo. Pensando nisso, internautas resolveram abrir páginas na internet para mostrar o que essas pessoas passaram nos protestos.
Um exemplo disso é o Tumblr "O que não sai na TV", em que pessoas mandam seus relatos, fotos e vídeos das manifestações.
"Vi policial mirar em mim", diz repórter atingida no rosto por bala de borracha
Leia mais notícias de São Paulo
Outro Tumblr mostra as pessoas que foram feridas por policiais durante protestos contra o aumento das passagens. Em "Feridos no Protesto", os internautas podem ver machucados e marcas de bala de borracha no corpo das pessoas que estavam protestando quando foram atingidas. No Tumblr "Protesta São Paulo" também são colocados imagens e vídeos feitos por manifestantes dos protestos.
O vinagre, mais uma polêmica que surgiu durante os protestos, também é o protagonista de um Tumblr. Em "Salad Uprising", é dito: "Bem-vindos ao país da próxima Copa". Além disso, ele é descrito da seguinte forma: "um jornalista está preso em São Paulo por posse de vinagre (usado para minimizar os efeitos do gás lacrimogêneo), e assim começou".
Outra iniciativa do blog "Melhor que Bacon" mostra os "24 momentos dos protestos em São Paulo que você não verá na TV". No post, são mostradas 24 situações em que manifestantes expressam seu ponto de vista sobre o que vem acontecendo na cidade depois que a tarifa do transporte público aumentou de R$ 3 para R$ 3,20.