Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investigação sobre acidente que matou filho de Alckmin ainda não foi concluída

Thomaz Alckmin e outras 4 pessoas foram vítimas na queda de um helicóptero na Grande SP

São Paulo|Do R7

Thomaz Alckmin tinha 31 anos
Thomaz Alckmin tinha 31 anos Thomaz Alckmin tinha 31 anos

No dia 2 de abril deste ano, o filho do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Alckmin, morreu aos 31 anos em um acidente de helicóptero na cidade de Carapicuíba, Grande São Paulo. Filho caçula do tucano, Thomaz era casado e pai de duas filhas.

Piloto profissional, ele subiu no helicóptero como tripulante. Além do filho do governador, o acidente fez outras quatro vítimas: o piloto, Carlos Esquerdo, de 53 anos, e três mecânicos de manutenção de aeronaves, Paulo Henrique Moraes, de 42 anos, Erick Martinho, de 36 anos, e Leandro Souza, de 34 anos.

Dois meses após o acidente, a FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou um relatório sobre as investigações. De acordo com o órgão, dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave em voo, os controles flexíveis (ball type) e alavancas (bellcranck), estavam desconectados antes da decolagem.

Apesar de, em um primeiro momento, a quebra de uma das pás do helicóptero ter sido apontada como uma possível causa do acidente, a FAB informou que esse problema foi consequência da queda: “Segundo exame dos destroços, os danos encontrados nos motores, transmissão principal e de cauda, pás do rotor principal e de cauda e demais componentes da aeronave foram consequências e não causas da queda”, diz o texto.

Publicidade

As investigações, que estão sendo conduzidas pela Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), não foram finalizadas, portanto ainda não há uma conclusão sobre as causas da queda.

Comoção

Publicidade

Logo após a confirmação da morte de Thomaz, a identidade dele foi preservada por algumas horas a pedido da família. A primeira-dama Lu Alckmin estava em Campos do Jordão e só foi comunicada pelo próprio governador, que estava em viagem ao interior quando recebeu a notícia trágica.

Em nota oficial divulgada pelo governo de São Paulo, a família Alckmin agradeceu "as manifestações de pesar e carinho" e disse ter buscado "conforto na fé que sempre alimentou".

Publicidade

Comovidos com a morte, vários políticos e famosos manifestaram seu pesar por meio de redes sociais. A presidente Dilma Rousseffescreveu que prestava "neste momento de dor e consternação, [...] solidariedade e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das vítimas". A apresentadora Xuxa Meneghel também mandou um recado para a primeira-dama desejando “força” para ela e falando para ela se sentir abraçada.

O corpo do filho do governador foi enterrado no cemitério municipal de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Uma multidão de populares, familiares e personalidades políticas acompanharam o enterro. Na ocasião, o governador estava visivelmente abalado e carregou o caixão do filho.

Após o enterro, a família de Thomaz se manifestou pelas redes sociais e mostraram a tristeza da perda. A irmã Sophia Alckmin disse que ele era “o mais aventureiro e destemido de nós três” irmãos e que seu coração está “apertado de saudades”, mas cheio de recordações. A mãe agradeceu as mensagens de apoio dos internautas e o pai afirmou que “perder um filho é uma dor sem limite”.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.