Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Jovens negras são maioria nos ônibus de SP, aponta pesquisa

Cerca de 30% puderam adotar o home office durante a pandemia e, entre os que tiveram a oportunidade, mulheres foram minoria

São Paulo|Do R7

Pesquisa da SPTrans foi divulgada nesta quarta-feira (26)
Pesquisa da SPTrans foi divulgada nesta quarta-feira (26)

Cerca de 57% dos passageiros de ônibus de São Paulo (SP) são mulheres jovens e negras, segundo pesquisa realizada pela SPTrans, da prefeitura da capital paulista, divulgada nesta quarta-feira (26).

Leia também

O estudo aponta que, de modo geral, este grupo majoritário possui ensino médio completo, trabalha no setor de comércio e tem renda média familiar de R$ 2,4 mil, pertencendo à classe C.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana da SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes), Luciana Durand, a maioria dos passageiros não possui carro e, entre os que possuem, a maioria é formada por homens.

Veja também: Moradores de rua de SP relatam luta para se salvarem quando as temperaturas despencam


“Os que não possuem [carro] não pretendem comprar após a pandemia. Isso demonstra que, embora neste momento de calamidade, a grande intenção é de permanecer no transporte público e que o transporte continua sendo utilizado especialmente por mulheres. Por isso, nosso olhar, e nossas políticas, têm que continuar sendo ainda mais efetivas para esse público”, disse a coordenadora.

Outro dado apontado pela SPTrans foi de que somente 30% dos passageiros de São Paulo puderam adotar o teletrabalho (ou home office) durante a pandemia e, entre os que tiveram essa oportunidade, as mulheres foram minoria.


“Não bastasse a mulher ser a que mais perdeu emprego e ter redução de renda, foi e a mulher que teve menor oportunidade de fazer teletrabalho”, afirmou Durand.

O estudo é parte da pesquisa "Gênero, segurança e mobilidade", da SPTrans, durante o Maio Amarelo, movimento internacional para a redução de acidentes de trânsito, lançado em 2011 pela ONU (Organização das Nações Unidas).


População de rua busca saídas para não morrer de frio em São Paulo

" gallery_id="60af79511df97b8ebf000767" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/jovens-negras-sao-maioria-nos-onibus-de-sp-aponta-pesquisa-29062022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.