Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça derruba decreto e libera acesso de turistas em Ilhabela (SP)

Uma liminar derrubou o decreto do município que proibia o uso das balsas por pessoas que não residissem em Ilhabela

São Paulo|Marcos Rosendo, da Agência Record

Sabesp instalou lavatório público em Ilhabela para conter coronavírus
Sabesp instalou lavatório público em Ilhabela para conter coronavírus Sabesp instalou lavatório público em Ilhabela para conter coronavírus

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) emitiu nesta terça-feira (22) uma liminar que derruba um decreto da Prefeitura de Ilhabela que proibia a circulação de turistas pela ilha e libera o acesso por meio de balsas na cidade.

O decreto derrubado foi adotado em março deste ano com a justificativa de conter a disseminação do coronavírus pelos turistas. Nem mesmo, os proprietários de casas de veraneio foram liberados para visitar a ilha.

Além dos moradores da ilha, somente profissionais que exerciam atividades essenciais podiam utilizar as balsas para chegar a Ilhabela.

A liminar atendeu um pedido de um grupo de donos de casas de veraneio moveram uma ação popular pedindo a liberação do acesso na ilha.

Publicidade

No despacho, o juiz Victor Hugo Aquino de Oliveira, da comarca de Ilhabela, invocou o direito constitucional de todo cidadão de ir e vir.

O magistrado lembrou que no dia 1º de junho, a Prefeitura de Ilhabela entendeu ser possível a flexibilização da quarentena, com a abertura do comércio e a prática de esportes ao ar livre.

Publicidade

"A partir do instante que o Poder Público autoriza a retomada da atividade econômica, a liberdade de todos deve prevalecer", ponderou o juiz.

Victor Hugo Aquino de Oliveira destacou que restringir o acesso do cidadão do continente para Ilha Bela é inconstitucional e trata-se ato que fere a moralidade administrativa, finalizou o magistrado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.