Linha 12-Safira segue parada após descarrilamento, e passageiros enfrentam caos nesta segunda (5)
Segundo a CPTM, trens da Linha 11-Coral circulam normalmente desde as 4h; foram solicitados 80 ônibus do Paese para passageiros
São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record
A Linha 12-Safira, da CPTM, permanece paralisada na manhã desta segunda-feira (5), entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, após um trem descarrilar na madrugada do sábado (3). Já os trens da Linha 11-Coral circulam normalmente nesta segunda desde as 4h. Os passageiros enfrentam uma manhã de caos e transporte público lotado, com longas filas e dificuldade para acessar os ônibus da operação Paese.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ainda que o serviço Expresso Aeroporto está suspenso. Ainda segundo a CPTM, foram solicitados 80 ônibus para integrar o Sistema Paese e atender os passageiros.
Leia também
Na madrugada do sábado (3), houve um descarrilamento de dez vagões carregados com bobinas de aço e quatro vagões com areia na malha da CPTM, próximo à estação do Tatuapé. A CPTM diz que, até o momento, não é possível informar as causas do acidente. O descarrilamento não deixou feridos.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomendou que os motoristas evitem, nesta segunda-feira, as avenidas Radial Leste e Celso Garcia e optem pela marginal Tietê. A Companhia disse ainda que vai reforçar as equipes de agentes e viaturas nos principais cruzamentos da região do Tatuapé e ao longo das rotas da Operação Paese.
No domingo (4), os trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM circularam parcialmente, em função do descarrilamento de um trem de carga, operado pela MRS Logística, ocorrido na madrugada de sábado, próximo à estação Tatuapé.
Enquanto são feitos os trabalhos para a liberação das vias, o serviço do Expresso Aeroporto continua suspenso. A Linha 13-Jade não foi afetada e continua operando normalmente da estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto-Guarulhos.
Segundo a CPTM, desde a madrugada do sábado, os técnicos da CPTM, em conjunto com a equipe da MRS Logística, trabalham de forma ininterrupta para a liberação das vias. Após a retirada total dos vagões e cargas, a CPTM fará uma avaliação dos danos causados.
Para atendimento aos passageiros, os ônibus do Sistema Paese continuam em operação nos trechos sem circulação até a liberação total das duas linhas. Os passageiros estão sendo orientandos pelas equipes das estações e por avisos sonoros, além de informações nos canais de relacionamento da companhia.