São Paulo Linha 9-Esmeralda apresenta nova falha e provoca aglomerações entre passageiros

Linha 9-Esmeralda apresenta nova falha e provoca aglomerações entre passageiros

Há mais de sete horas os trens circulam com velocidade reduzida, por isso o sistema Paese foi acionado

  • São Paulo | Do R7

Falha na linha 9-Esmeralda atrapalha retorno de passageiros para casa

Falha na linha 9-Esmeralda atrapalha retorno de passageiros para casa

Reprodução/Redes sociais

Os trens da linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada, provocando aglomeração nas plataformas e vagões, desde às 13h00 desta terça-feira (24).

De acordo com a concessionária, a linha apresentou uma falha na rede aérea na região da estação Jurubatuba, na zona sul de São Paulo. Por isso, os trens estão operando por uma única via entre Jurubatuba e Interlagos.

Nas redes sociais, os passageiros registraram tumulto e aglomeração que não são comuns para o horário. Para minimizar os impactos, o sistema Paese foi acionado e circula entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Jurubatuba. "Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros e pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança)", informou a ViaMobilidade.

Sucessivas falhas

Na semana passada, o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) afirmou que vai à Justiça cobrar indenização da empresa ViaMobilidade. Há quase um ano a concessionária assumiu a gestão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, sendo alvo de diversas críticas em relação à falta de investimentos, segurança, manutenção e limpeza.

De acordo com o promotor Silvio Marques, as ocorrências, como os descarrilamentos e as sucessivas falhas, colocam em risco os funcionários e passageiros, podendo levar a graves acidentes, com lesões e mortes.

O MP-SP já recomendou à Secretaria dos Transportes Metropolitanos a rescisão do contrato e apontou falta de pessoal especializado, materiais e equipamentos e manutenção, entre outros motivos.

Últimas