Linhas 8 e 9 registram mais de 55 horas de lentidão nos primeiros 45 dias de gestão da ViaMobilidade
Levantamento obtido por meio da Lei de Acesso à Informação mostra que linhas tiveram em menos de dois meses o equivalente a mais de dois dias de lentidão
São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record, com informações do R7
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda registraram mais de 55 horas de lentidão nos primeiros 45 dias de gestão da ViaMobilidade. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
Leia também
Desde 27 de janeiro, a operação das duas linhas é feita pela concessionária ViaMobilidade. Um levantamento do R7 já mostrou que, nos dois meses a partir do início da administração privada, as falhas cresceram 275% na prestação do serviço.
Novo levantamento obtido pela Agência Record mostra que, entre 27 de janeiro e 18 de março, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) identificou 32 falhas na operação da Linha 8 e 35 da Linha 9, totalizando 55 horas de lentidão – o equivalente a dois dias e sete horas.
Nesse período, o recorde foi registrado em 7 de fevereiro, quando a Linha 8-Diamante operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada de 17h14 a 00h29 devido a problemas técnicos no sistema de energia, o que provocou aglomerações nos trens.
Na Linha 9-Esmeralda, o recorde de lentidão foi em 4 de março, quando os trens circularam por uma única via por quase seis horas entre as estações Berrini e Vila Olímpia, também em razão de falha no sistema de alimentação elétrica.
No final de março, o Ministério Público de São Paulo determinou a instauração de um inquérito civil para apurar supostas ilegalidades na concessão e as constantes falhas nas linhas 8 e 9.
O Governo do Estado de São Paulo ainda aplicou uma multa de R$ 4,3 milhões à ViaMobilidade pelas falhas "acima da normalidade".
ViaMobilidade
A ViaMobilidade afirma que tem um diagnóstico da atual estrutura das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e que já deu início ao plano de ação de antecipação de investimentos. Ao todo, serão R$ 3,9 bilhões investidos durante o período de concessão para ampliar a segurança e o conforto de quase 1 milhão de passageiros que utilizam as linhas diariamente.
A concessionária afirma que vem "trabalhando intensamente para garantir a qualidade da ViaMobilidade em todos os processos e detalhes que envolvem o aprimoramento da operação e a manutenção das vias".
A concessionária listou algumas ações realizadas em dois meses: intensificação da vigilância nas vias para coibir o furto de equipamentos e cabos; implantação de placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas; treinamento e reciclagem dos condutores dos trens; e manutenção preventiva de trilhos e rede aérea para evitar falhas na operação das duas linhas. A empresa afirmou que segue trabalhando para a melhoria do serviço.