Litoral paulista terá Réveillon sem barreiras e com praias liberadas
Nove cidades da Baixada decidiram que não haverá controle sanitário no acesso nem exigência da carteira de vacinação
São Paulo|Do R7
Diferentemente do que ocorreu em 2020, quando a pandemia estava no auge, os turistas que pretendem passar o Réveillon no litoral paulista neste ano não encontrarão barreiras pelo caminho. As nove cidades da Baixada Santista já decidiram que, com o avanço da vacinação, não haverá controle sanitário no acesso dos visitantes nem será exigida carteira de vacinação das pessoas. A mesma decisão já foi tomada por São Sebastião, um dos quatro municípios do litoral norte. Já Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba ainda avaliam o que farão.
No litoral sul, a decisão de liberar as praias foi tomada pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), em reunião na terça-feira (26).
Segundo o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), que preside o conselho, o momento atual da pandemia já não exige barreiras sanitárias. "Temos de ficar de olho no futuro e se o quadro epidemiológico não vai sofrer alteração. A decisão pode mudar caso a pandemia piore."
Leia também
Queima de fogos
Ainda não houve consenso sobre a queima de fogos na virada do ano, que costuma atrair muitos turistas. As prefeituras de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga já anunciaram que não haverá show de fogos na virada. Um dos objetivos é reduzir as aglomerações. "A gente sabe que muita gente vem para a queima de fogos, e isso seria incentivar a aglomeração", disse Rogério Santos.
A Prefeitura de Praia Grande também decidiu, nesta quarta (27), não fazer queima de fogos. Cubatão e Peruíbe, porém, preveem shows pirotécnicos. O secretário de Turismo de Peruíbe, Edilson Almeida, afirma que o evento está sendo licitado. "O evento só não ocorrerá no caso de impedimentos de outras esferas, como decisão estadual."
Litoral norte
No litoral norte, a programação das festas ainda não está totalmente definida. São Sebastião fará o Réveillon com queima de fogos, embora sem megaeventos. "Nossa temporada de verão terá shows apenas com artistas locais", disse o prefeito, Felipe Augusto (PSDB).
Em nota, Caraguatatuba informa que deve ter uma definição sobre as festas após o feriado de Finados. As praias já estão abertas aos turistas, sem restrições.
Após ter sido o destino mais restrito do litoral no verão passado, com controle rigoroso do acesso pelas balsas, Ilhabela já retomou os eventos náuticos e esportivos. Para definir a festa do Réveillon, será realizada uma reunião após o feriado. Já Ubatuba afirmou esperar definição do governo estadual sobre os feriados de fim de ano. As praias estão liberadas para turistas.