Mato e lixo dominam praças e canteiros de São Paulo no aniversário de 463 anos
Em quase um mês do programa Cidade Linda, até bairro nobre tem sinais de abandono
São Paulo|Fernando Mellis, do R7
Avenida Antônio Batuíra, Alto de Pinheiros
Avenida Antônio Batuíra, Alto de Pinheiros
Há 24 dias, o novo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou o mandato vestido de gari e prometendo uma forte mobilização de limpeza de áreas públicas, o chamado programa Cidade Linda. Nesta quarta-feira (25), data em que a capital completa 463 anos, o R7 foi às ruas para conferir como anda o trabalho da prefeitura além das áreas escolhidas pela gestão para serem exibidas nos jornais, juntamente com a presença de Doria.
A reportagem percorreu bairros das regiões oeste, sul e central. Em alguns deles, como foi o caso do Ipiranga e da marginal Pinheiros, havia funcionários trabalhando em canteiros centrais e jardins. Já em outras localidades, a zeladoria urbana não passa há tempo.
O mato alto nos jardins e canteiros centrais não é exclusividade de bairros pobres. No Alto de Pinheiros, onde mora o presidente Michel Temer, a reportagem flagrou jardins malconservados na avenida Antônio Batuíra.
A praça Panamericana, onde o prefeito esteve hoje, é mantida por uma rede de supermercados, assim como diversas outras por toda a cidade. Essas estavam conservadas e com a grama aparada.
Há poucos quilômetros da região da avenida Paulista, usada como vitrine pelo prefeito, a avenida Doutor Arnaldo está com mato nos canteiros centrais. A cena se repete na Pompeia, Alto da Lapa e Barra Funda.
Na Barra Funda, a Cidade Linda ainda não deu as caras. Quem passa pela avenida Auro Soares de Moura Andrade encontra uma praça com mato alto e barracas construídas por moradores de rua, ao lado de um dos cartões postais da cidade, o Memorial da América Latina.
As barracas também se tornaram parte da paisagem urbana da avenida Jornalista Roberto Marinho, no Campo Belo. Há algumas dezenas embaixo dos trilhos do futuro monotrilho. O abandono da via é evidente.
Nenhum dos locais onde foram constatados problemas de zeladoria urbana está no cronograma do Cidade Linda divulgado pela prefeitura. De acordo com o município, no próximo fim de semana, o mutirão acontece na avenida Tiradentes. Em fevereiro, serão recuperados locais do centro histórico (praça da Sé, Pátio do Colégio) e as avenidas Mateo Bei e Cruzeiro do Sul.
Outro lado
A Prefeitura de São Paulo informou que os problemas e endereços mostrados na reportagem foram repassados aos prefeitos regionais e que “os serviços foram colocados como prioridade dentro das ações de zeladoria”.
Nos casos de moradores de rua que constroem barracas em praças, a prefeitura diz que “a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atua diariamente na região da Barra Funda”, mas acrescenta que a ida de pessoas em situação de rua para abrigos é facultativa. “O trabalho é permanente e sempre com a missão de convencê-los a deixar as ruas”, diz a nota.