Megaoperação contra pedofilia cumpre quase 600 mandados
A Operação Luz na Infância II tem ações em 24 Estados e no Distrito Federal. A primeira fase desta operação ocorreu em outubro de 2017
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7, com Stéphanie Nascimento, da Agência Record
O MESP (Ministério Extraordinário da Segurança Pública) deflagrou no início da manhã desta quinta-feira (17) a Operação Luz na Infância II, contra pedofilia, em 24 Estados e no Distrito Federal.
Cerca de 2,6 mil policiais civis estão cumprindo 579 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Suspeitos também estão sendo detidos em flagrante.
Anteriormente, a pasta havia informado que eram 578 mandados de busca e apreensão. Em coletiva de imprensa no fim da manhã desta quinta, o ministro Raul Jungmann e os responsáveis pela operação corrigiram para 579 mandados.
Os alvos foram identificados pela Dint/Senasp/MESP (Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
Atualmente em sua 2ª edição, a primeira deflagração desta operação ocorreu em outubro de 2017, resultando em 108 prisões, 25 delas somente no Estado de São Paulo, bem como na apreensão de inúmeros equipamentos informáticos e eletrônicos com conteúdos de exploração sexual infantil.
Foram meses de investigações e minucioso rastreamento de transferências e compartilhamentos de arquivos com conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes, a fim de que fossem obtidas as localizações exatas dos alvos, segundo a polícia.
Mais de 250 policiais civis do Estado de São Paulo, divididos em equipes técnicas e operacionais, estão empenhados na missão de cumprir 166 mandados de busca, sendo 55 deles a serem cumpridos na capital paulista, 40 na região metropolitana e 71 em cidades do interior paulista.