Estação João Dias foi a primeira a usar a tecnologia
Divulgação/AutopassMais de 12 estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em São Paulo, devem receber uma nova tecnologia que permite que os passageiros paguem a passagem por meio de cartões de crédito e débito nas catracas, desde que esteja habilitado o pagamento por aproximação (NFC).
A tecnologia deve ser instalada nas estações até o fim de fevereiro, conforme informou ao R7 a Autopass, empresa que cria soluções para a mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil. A estação Barra Funda já oferece essa possibilidade desde o último domingo (12), e a estação João Dias foi a primeira a usar a tecnologia, que opera desde 2021.
A inovação é feita em conjunto com a Abasp (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) e a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos).
Até o fim do mês, serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2). A relação completa estará disponibilizada em breve, de acordo com a Autopass.
Com o NFC, os passageiros do transporte público paulista podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físico quanto digital, disponíveis nos aplicativos de contas nos celulares) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvida se o seu cartão é ou não habilitado para o uso no pagamento por aproximação, basta contatar o banco para confirmar a funcionalidade.