Metrô pode entrar em greve nesta terça-feira em SP, diz sindicato
Metroviários devem decidir em assembleia se param as atividades amanhã. A linha 4-Amarela e a linha 5- Lilás devem ficar de fora da greve
São Paulo|Do R7
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo deve decidir em assembleia no início da noite desta segunda-feira (29) se vão paralisar as atividades nesta terça-feira (30).
A decisão de discutir a possibilidade de greve foi tomada após várias rodadas de negociação entre o Sindicato e o Metrô não terem encontrado consenso sobre as reinvindicações da categoria.
Leia mais: Sindicato dos Metroviários contesta falha humana em colisão de trens
Entre as razões do impasse estão medidas que cortam benefícios do plano de saúde, plano de aposentadoria e falta de negociação sobre a forma de cálculo da participação nos resultados e de equiparação salarial de alguns trabalhadores.
Por outro lado, a Companhia do Metropolitano ofereceu reajuste salarial com correção por índices monetários que possa repor perdas com a inflação e que estes índices seriam aplicados também nos benefícios do Vale Alimentação e Vale Refeição dos trabalhadores.
Em nota, o Metrô afirmou que “caso a ameaça de paralisação se concretize, a empresa tomará todas as medidas necessárias para manter a prestação de serviços para minimizar os transtornos à população de São Paulo. ”
A linha 4-Amarela e a linha 5- Lilás devem ficar de fora da paralisação, pois são operadas por empresas privadas.