Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP investiga recolhimento de apostilas em rede de ensino de SP

Promotores avaliam violação do direito à educação e lesão aos cofres públicos pela retirada de material didático por tratar do tema da identidade de gênero

São Paulo|Cesar Sacheto, do R7

Secretaria da Educação de SP será investigada por recolher material didático
Secretaria da Educação de SP será investigada por recolher material didático Secretaria da Educação de SP será investigada por recolher material didático

O Ministério Público de São Paulo instaurou na última quarta-feira (4) um inquérito civil para apurar a notícia de recolhimento e inutilização de parte do material didático que é distribuído aos estudantes da rede estadual de ensino. A apuração será feita pelo Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação).

Leia mais: Não podemos admitir ideologia de gênero, diz secretário de São Paulo

Os promotores pretendem avaliar a possibilidade de ter ocorrido uma violação do direito à educação, infração aos princípios constitucionais do ensino e eventual lesão aos cofres públicos.

O MP se baseou em representações nas quais a Secretaria Estadual da Educação teria determinado o recolhimento de milhares de apostilas de Ciências do “São Paulo Faz Escola”, destinadas a professores e alunos do 8º ano da rede pública.

Publicidade

Leia mais: Estados criticam mensagem do MEC e ressaltam autonomia das escolas

A decisão de retirar o material teria sido embasada na suposta possibilidade da distribuição de “conteúdo impróprio para a respectiva idade e série”, por tratar do tema “identidade de gênero”, fato que, segundo nota da própria Secretaria Estadual de Educação, estaria em "desacordo com a Base Nacional Comum Curricular e com o 'Novo Currículo Paulista'".

Publicidade

No entanto, o MP considera que são objetivos do país "construir uma sociedade livre, justa e solidária e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Leia também

O órgão também ressaltou o entendimento que o artigo 214 da Constituição prevê que o planejamento das políticas públicas educacionais exige dos poderes públicos ações articuladas que conduzam a promoção humanística, científica e tecnológica do Brasil.

Publicidade

Questionamentos

A Promotoria deverá enviar ofício à Unidade de Atendimento aos Órgãos de Controle Externo para cobrar esclarecimentos sobre os fundamentos jurídicos do ato administrativo que culminou no recolhimento das apostilas.

Haverá questionamento também dos recursos públicos gastos para a edição, impressão e armazenamento das apostilas, empresas contratadas e setores da gestão pública mobilizados.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.